Boas Festas!
21 Dezembro, 2016
Cursos profissionais – Recuperação de módulos
11 Janeiro, 2017
Mostrar Tudo

3ºEncontro Internacional do projeto “Os caminhos do Azul” em Faro

Faro, 2-5 de novembro de 2016. Terceiro Encontro Internacional da parceria estratégica Erasmus+ “Os caminhos do Azul na Europa”

Carlos luís, Diretor do Agrupamento de Escolas João de Deus e Aline Rutily, Coordenadora do projeto deram as boas vindas aos parceiros neste 3º encontro transnacional do Projeto “Os caminhos do Azul na Europa”.
Numa pequena cerimónia, que contou com a presença de Francisco Marques, Delegado Regional de Educação do Algarve e José António Cavaco, vereador da Câmara Municipal de Faro, o Diretor do Agrupamento salientou a importância dos projetos europeus na melhoraria da qualidade e reforço da dimensão europeia da educação e que este projeto tem sido uma fonte de motivação para a aprendizagem dos alunos de todas as escolas do agrupamento (do pré-escolar ao ensino secundário), envolvendo professores, pais e encarregados de educação, entidades parceiras e empresas locais.
Após a sessão, deu-se a abertura oficial da exposição “O nosso Azul”. Rodrigo Ruivo, aluno do curso profissional de comunicação e representante do grupo de alunos autores, fez as honras e apresentou a exposição como “uma experiência artística que reflete a nossa vivência. O Azul, nesta exposição, é uma reflexão e o nosso ponto de vista daquilo que somos… a nossa cultura, história, quotidiano…”. O aluno referiu, ainda, que todos os alunos envolvidos tiveram muito trabalho, mas também muito prazer na construção desta exposição.
Após um pequeno lanche, a sessão de trabalho teve início com a coordenação de Aline Rutily. As produções intelectuais foram o principal ponto da ordem de trabalhos: o sumário, organização, calendário e ilustração do livro “os caminhos do Azul”.
Nessa tarde, os parceiros do projeto realizaram uma visita pelos “caminhos do azul” em Faro guiados por Rosária Irene, co-coordenadora portuguesa. Com o objetivo de conhecer e recolher imagens visitou-se a Sé catedral, revestida de painéis de azulejos azuis, subiu-se ao campanário onde se vislumbra uma vista magnífica da ria formosa (parque natural) e a Igreja de S. Francisco, onde nos foi oferecida uma visita particular pelos Irmãos Franciscanos.
No dia seguinte, as condições meteorológicas não permitiram a realização da visita à cidade de Lagos, foi, no entanto, bastante proveitoso para o conhecimento do trabalho realizado pelos diferentes parceiros, assim como, pelo debate e troca de ideias entre os diferentes países. Consagrou-se este espaço temporal à apresentação dos trabalhos locais de cada equipa. Nessa noite despedimo-nos dos nossos amigos, com a certeza de um reencontro em breve em Ravenna, Itália.