Equipa Can3E3 está nos Açores para a final CANSAT Portugal 2017
4 Maio, 2017
Guilherme Brás e Pedro Pires representaram o nosso Agrupamento nas Olimpíadas da Física
4 Maio, 2017

A Educação Financeira esteve em cena no Auditório da ESJD

Tendo por base o Referencial de Educação Financeira para a Educação Pré-Escolar, o Ensino Básico, o Ensino Secundário e a Educação e Formação de Adultos foi realizada na Escola Secundária João de Deus uma atividade com a finalidade de “desenvolver conhecimentos e capacidades financeiras, promover comportamentos e atitudes financeiras adequadas e criar hábitos de poupança” (Plano Nacional de Educação Financeira – “Todos Contam”).
Nas aulas de Filosofia, ao longo do ano letivo, foram disponibilizados recursos facilitadores de uma dinâmica de trabalho de projeto, da promoção de competências sociais e aplicados conteúdos abordados na Unidade III – Racionalidade Argumentativa e Filosofia.
Assim, e como produto final deste trabalho, no passado dia 27 de abril a turma 11ºD levou à cena no Auditório da escola a peça de teatro “Quem poupa sempre alcança”, escrita pelo grupo de argumentistas da turma e sob a coordenação cénica, e de direção de atores, da professora Teresa Coutinho. Foram realizadas 3 sessões tendo sido acompanhados pelos alunos do grupo da comunicação e marketing cerca de 20 turmas de todos os graus e tipologias de ensino, compaginando com um propósito inclusivo. Uma quarta e última sessão destinou-se aos encarregados de educação e famílias dos alunos envolvidos que afluíram em grande número.
Sendo a educação pelos pares uma das estratégias pedagógicas que melhores resultados alcança nas mudanças sociais, espera-se agora que os alunos do Agrupamento de Escolas João de Deus estejam, não só, mais despertos para a problemática da sustentabilidade em geral como mais aptos a responder positivamente à complexidade das questões financeiras.

Texto de : Ana Lúcia Correia – professora de Filosofia