Semana da Saúde na EB1/JI nº4 de Faro
21 Março, 2018
Concurso das pontes de esparguete – o evento mais esperado do ano…
23 Março, 2018

As turmas 11º E e 11º D em visita de estudo a Sintra e Lisboa

Texto e Fotografias de Beatriz Rosa e Renata Matinhos da turma 11ºE

Visita de estudo a Lisboa e Sintra no âmbito das disciplinas de Português e Biologia e Geologia – 11º D e 11ºE – dias 1 e 2 de março
No passado dia 1 de Março, as turmas 11º E e 11º D visitaram Sintra com o objetivo de assistir a uma peça de teatro relativa à obra literária de Eça de Queirós Os Maias. Após o visionamento da mesma, tivemos a oportunidade de desfrutar das paisagens características desta vila e seguidamente, almoçar na estação de comboios, onde nos abrigámos da chuva.
Uma vez apanhados “mil e um autocarros” para chegar ao Palácio da Pena, pudemos aprender e reconhecer a importância cultural deste local, assim como a sua história com a ajuda de uma guia. Deste modo, observámos os aposentos da família real. Como forma de recordar este momento, as turmas tiveram interesse em tirar fotos, o que foi um momento bastante engraçado, pois, apesar do sol espreitar de vez em quando, o vento apoderou-se do palácio (e dos nossos cabelos, chapéus,..).
Porém, não se nos esqueceram as queijadas!
Quando demos por nós já nos dirigíamos para o centro comercial Vasco da Gama para jantar. Seguiu-se, então, a partida para a Pousada da Juventude, onde iríamos passar a noite.
Infelizmente, no dia seguinte S. Pedro não esteve do nosso lado e fomos totalmente apanhados pelo mau tempo. Assim, alterámos o nosso plano da manhã. Almoçámos no centro comercial e deslocámo-nos para o Oceanário para participar numa atividade bastante interessante, Lineu Online, que consistia em mencionar alguns dos problemas que afetam a biodiversidade dos oceanos. No momento seguinte, visitámos as recriações dos diversos ecossistemas naturais, nomeadamente, os marinhos. Claramente que houve outra sessão de fotografias.
A viagem de regresso a Faro dividiu-se em duas partes: uma em que metade do autocarro parecia ter entrado em hibernação e outra em que recordámos músicas antigas, o que se traduziu num concerto por parte dos alunos e com participação especial dos professores acompanhantes, dando ênfase ao professor Mário Correia.
Terminou bem e cedo esta viagem divertida!