Instrumentos Náuticos em exposição na BESA
3 Junho, 2016
A UALG veio à Escola
6 Junho, 2016

Comportamentos de Risco em debate

No passado dia 11 de maio, os alunos dos cursos profissionais 10º16 e 11º15 foram convidados para uma sessão de esclarecimento acerca dos comportamentos de risco na adolescência e suas possíveis consequências. Nesta idade, é comum assumir alguns riscos, experimentar e quebrar algumas regras. No entanto, há comportamentos de risco que podem estar associados a situações de elevada gravidade com consequências proporcionais.

Considerando que estes comportamentos de risco, podem gerar outros, igualmente perigosos e que irão influenciar a vida futura, esta ação foi realizada como medida primária de intervenção, esclarecendo os alunos acerca das consequências dos referidos comportamentos. Como muitos destes comportamentos terminam em penas de prisão, foram convidados o Diretor e Diretor adjunto do Estabelecimento Prisional de Faro, nomeadamente, Dr. Alexandre Gonçalves e Dr. Júlio Melo e a Coordenadora do Projeto Educativo do Estabelecimento Prisional, professora Lígia Guerreiro.

Nesta sessão foram abordados temas pertinentes no sentido de alertar alguns jovens para uma urgente mudança de comportamento, tais como: que comportamentos que geram penas de prisão, o perfil do recluso, as dinâmicas de um Estabelecimento Prisional, a escola na prisão, direitos e deveres de uma vida intragrades, entre outros, motivados por dúvidas dos alunos.