Universidade do Algarve apresenta novos cursos TESP
20 Junho, 2018
Jornal Preto no Branco está de volta
25 Junho, 2018
Mostrar Tudo

Escola inovadora + Alunos extraordinários = Escola de Stº António

A Escola E.B. 2, 3 de Santo António é um Estabelecimento com cerca de 700 alunos, do 5.ª ao 9.º anos, e pertence ao Agrupamento de Escolas João de Deus. O Agrupamento é a unidade de referência para o ensino bilingue de alunos surdos de todo o Algarve. Após as aulas do ensino básico regular, de dia, abre portas a alunos do ensino recorrente, que finalizam a sua escolaridade obrigatória até cair a noite.

A Escola E.B. 2, 3 de Santo António é a mais nova escola básica destes níveis de ensino da cidade de Faro. Foi inaugurada em 1998. Está situada numa zona privilegiada da cidade, tem uma estética atrativa e estacionamento privativo. Está bastante bem preservada, pois, além da manutenção regulamentar, tem grupos de alunos e clubes que constituem de forma voluntária equipas que se responsabilizam pela limpeza, conservação e preservação do espaço exterior, contribuindo assim para o bem-estar, higiene e segurança de toda a comunidade escolar. É segura, contando com os serviços de dois vigilantes, que circulam pela escola vigiando todos os espaços e controlando a ação dos alunos e os apoiam em primeira instância. Conta, também, com cerca de vinte e três assistentes operacionais, que mantém a escola viva, dia e noite.

Trata-se de um Estabelecimento que pertence a um Agrupamento que está sempre envolvido em vários projetos, como o Erasmus, que envolve partilha de experiências com vários locais da Europa, o que leva a várias viagens, de alunos e professores, aos mais diversos países, trabalhando áreas tão importantes como a (e)imigração e novas oportunidades, inclusão de alunos com necessidades educativas especiais, entre inúmeros outros temas tão fundamentais na sociedade atual . A saída da sala de aula e a aprendizagem em contexto real é uma das nossas linhas de força, pelo que os alunos fazem várias saídas de campo, dentro do concelho, contactando com a realidade diretamente (e não só através dos livros).

No final de cada ano letivo, festejamos o patrono da Escola no já tão famoso Arraial de Santo António, onde, além da mostra de trabalhos dos alunos, há comida, refrescos e muita animação, onde a Banda do Diretor, constituída por docentes e não docentes, canta e encanta a Comunidade Educativa.

Para dar apoio aos alunos que pontualmente ou permanente necessitam, temos o SAAF (Serviço de Apoio ao Aluno e à Família) e o SPO (Serviço de Psicologia e Orientação). São dois serviços distintos, guiados por dois Psicólogos, a que o aluno ou Encarregado de Educação recorrem de acordo com as suas necessidades. Temos ainda uma Enfermeira do SNS que colabora com a equipa de educação para a saúde e se encontra semanalmente na escola.

A Escola E.B. 2, 3 de Santo António promove a inclusão de todos os alunos, procurando responder às necessidades de cada um, com respeito pela sua diferença, tendo, para isso, uma vasta equipa de docentes e técnicos especializados que procuram potenciar as capacidades individuais. Todos os alunos são bem tratados, da mesma forma, com o mesmo respeito, gentileza, competência, igualdade e atenção.

Primamos pela tendência humanista, tratando os alunos como pessoas e não como números. Queremos que sejam Bons, que sejam Boas pessoas e isso trará, por inerência, também o sucesso escolar.

São todos bem-vindos!!

Se quiserem ter mais informações sobre a Escola, podem ver o filme produzido pela Porto Editora, através do seguinte link: https://www.rtp.pt/play/zigzag/p4690/e350518/magazine-literacia-3di