Escola do Ensino Básico do 1º Ciclo
da Ferradeira

Meio

A Escola E.B.1 de Ferradeira situa-se num meio rural, aproximadamente, a sete km da cidade de Faro.

O sítio da Ferradeira carateriza-se por ter um povoamento disperso, em que as casas são moradias familiares, umas de um só piso, outras com dois, tendo em volta uma horta para consumo próprio.

Este lugar tem apenas um café e um mini-mercado, algumas oficinas e vários locais agrícolas com estufas, sendo estes os únicos empregadores da zona.

Os alunos que pertencem por residência a esta escola deslocam-se também de outros sítios em redor como Bela Curral, Torre de Natal, Chão de Cevada, Caliços…

Espaço Físico e Equipamentos

O edifício da escola, do tipo «Plano Centenário Rural», foi construído em 1957, com um átrio, uma sala de aula, quatro pequenas casas de banho e uma acanhada arrecadação. Há cerca de 20 anos atrás foi acrescentada uma nova ala com uma sala de aula, um pequeno vestíbulo e casa de banho para os professores. Posteriormente, foi construído um mini-balneário a partir de uma das casas de banho dos alunos. Esta Escola tem ainda um pátio coberto, um campo de jogos pavimentado, um jardim relvado, vários canteiros com flores, algumas árvores espalhadas por todo o recinto, um parque infantil cercado com escorrega, baloiços e piso moderno.

A Escola possuí alguns recursos pedagógicos e didáticos, designadamente: computador ligado à Internet, impressora e quadro interativo em cada sala, televisão, leitor de DVD e fotocopiadora.