Escola do Ensino Básico do 1º Ciclo
da Penha

Espaço Físico e Equipamento

A Escola localiza-se na Praça dos Bombeiros, numa zona da cidade próxima da Universidade do Algarve, do Hospital Distrital de Faro e do quartel dos Bombeiros Municipais de Faro.

É constituída por dois edifícios: um do Plano de Construções datado de 1968, com oito salas, um pátio coberto, onde se situam também três casas de banho e outro edifício, situado nas traseiras, com oito salas, sendo três destinadas a alunos surdos (duas para o 1º Ciclo e uma para o Pré Escolar), uma para a Biblioteca, uma para sala de professores e três para salas de aula. Conta ainda com dois gabinetes: um para a terapia da fala e outro para a educação especial.

A Escola dispõe de uma cantina com cozinha e sala para refeições.

Existe uma sala polivalente onde decorrem diversas atividades: Educação Física, teatro, exposições, ensaios de folclore, atividades de enriquecimento curricular…

O espaço de recreio está pavimentado com pavê de betão, tem um campo de jogos parcialmente vedado, um espaço destinado a jogos tradicionais e um parque de merendas na frente do edifício da cantina.

O mobiliário escolar está atualizado, todas as salas de aula estão equipadas com quadros interativos e ligação à internet.

A Biblioteca Escolar, inserida na rede nacional das Bibliotecas Escolares, está bem apetrechada, tendo um significativo número de obras adequadas ao nível de escolaridade dos alunos, e de recursos audiovisuais e informáticos.

É de referir que esta escola, por incluir alunos surdos de todo o Algarve, é considerada Escola de Referência para a Educação Bilingue de Alunos Surdos (EREBAS).