EB 2,3 Santo António

A Escola E.B. 2, 3 de Santo António, inaugurada em 1998, é a mais recente escola básica destes níveis de ensino da cidade de Faro, pelo que ainda hoje é nomeada por muitos como “a Escola nova”. Está situada numa zona privilegiada da cidade, tem uma estética atractiva e estacionamento privativo. Está bastante bem preservada, pois, além da manutenção regulamentar, tem grupos de alunos e clubes que constituem de forma voluntária equipas que se responsabilizam pela limpeza, conservação e preservação do espaço exterior, contribuindo assim para o bem-estar, higiene e segurança de toda a comunidade escolar. É segura, contando com os serviços de vigilantes, que interagem com os alunos durante os intervalos e os apoiam em primeira instância. Conta, também, com cerca de vinte e três assistentes operacionais, que mantêm a escola viva, dia e noite.

É um estabelecimento com cerca de 600 alunos, do 5.ª ao 8.º anos, sendo que o 9º ano, com um máximo de 7 turmas e cerca de centena e meia de alunos tem já aulas na escola sede, a Secundária João de Deus. É o Agrupamento de referência para o ensino bilingue de alunos surdos de todo o Algarve e providencia também a oportunidade de ensino articulado. Após as aulas do ensino básico regular, de dia, abre portas a alunos do ensino recorrente, que finalizam a sua escolaridade obrigatória até cair a noite.

Trata-se de uma Escola muito dinâmica, com várias atividades, onde os alunos se podem envolver, uma vez que, além das atividades letivas, existe o Desporto Escolar (com as mais variadas modalidades: atletismo, andebol, badminton, atletismo e desportos gímnicos…), o clube das Danças do Mundo, Clube de Ciências e Clube de Artes, entre outros. É uma Escola ativa, que se envolve em todas as atividades promovidas pelas várias Entidades concelhias, participando em diversos eventos, como, por exemplo, Concursos promovidos pelas entidades públicas e privadas da região e do país (Concurso Nacional de Leitura, Olimpíadas Portuguesas de várias disciplinas, Literacia 3D), obtendo sempre resultados de excelência, sendo sempre premiada, a nível regional e nacional, quer por trabalhos individuais quer de grupo, o que muito prestigia e orgulha o Agrupamento. No 2.º ciclo, oferece na componente para a educação artística “Dança, Teatro e Artes Performativas” , sendo as ofertas complementares nos 2.º e 3.º ciclos “Programação e Robótica”, “Oficina da Leitura”, “Cinema e Multimédia” e “Viver Saudável”.