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Ensino Secundário - Cursos Profissionais

Os Cursos Profissionais são um dos percursos do nível secundário de educação, caracterizado por uma forte ligação com o mundo profissional.

Tendo em conta o teu perfil pessoal, a aprendizagem realizada nestes cursos valoriza o desenvolvimento de competências para o exercício de uma profissão, em articulação com o setor empresarial local.

Para quem?

Os Cursos Profissionais podem ser o percurso mais indicado para ti se:

  • concluíste o 9.º ano de escolaridade ou formação equivalente;
  • procuras um ensino mais prático e voltado para o mundo do trabalho;
  • não excluis a hipótese de, mais tarde, prosseguires estudos.
Qual o objetivo?

Os Cursos Profissionais são percursos que cumprem vários objectivos:

  • contribuem para que desenvolvas competências pessoais e profissionais para o exercício de uma profissão;
  • privilegiam as ofertas formativas que correspondem às necessidades de trabalho locais e regionais;
  • preparam-te para acederes a formações pós-secundárias ou ao ensino superior, se for essa a tua vontade.
O que são?

Estes cursos têm uma estrutura curricular organizada por módulos, o que permite maior flexibilidade e respeito pelos teus ritmos de aprendizagem.

O plano de estudos inclui três componentes de formação:

  • Sociocultural;
  • Científica;
  • Técnica.
A componente de formação Tecnológica inclui obrigatoriamente uma formação em contexto de trabalho. Consulte aqui a matriz
COMPONENTES DE FORMAÇÃO DISCIPLINAS TOTAL DE HORAS (a) / CICLO DE FORMAÇÃO 




Sociocultural
Português 320h
Língua Estrangeira I, II ou III (b) 220h
Área de Integração 220h
Tecnologias da Informação e Comunicação 100h
Educação Física 140h
Científica 2 a 3 disciplinas (c) 500h
Tecnológica 3 a 4 disciplinas (d) 1000 a 1300h
Formação em Contexto de Trabalho (e) 600 a 840h
Carga horária total/ Curso 3100 a 3440h
  1. Carga horária global não compartimentada pelos três anos do ciclo de formação, a gerir pela escola, no âmbito da sua autonomia pedagógica, acautelando o equilíbrio da carga horária anual de forma a otimizar a gestão global modular e a formação em contexto de trabalho.
  2. O aluno escolhe uma língua estrangeira. Se tiver estudado apenas uma língua estrangeira no ensino básico, iniciará obrigatoriamente uma segunda língua no ensino secundário.
  3. Disciplinas científicas de base a fixar em regulamentação própria, em função das qualificações profissionais a adquirir.
  4. Unidades de formação de curta duração desenvolvidas de acordo com os respetivos referenciais de formação distribuídas por três a quatro disciplinas.
  5. A formação em contexto de trabalho visa a aquisição e o desenvolvimento de competências técnicas, relacionais e organizacionais relevantes para a qualificação profissional a adquirir.
Prova de Aptidão Profissional

Estes cursos culminam com a apresentação de um projeto, designado por Prova de Aptidão Profissional (PAP), no qual demonstrarás as competências e saberes que desenvolveste ao longo da formação.