Novo e-mail da E.B. de Santo António
14 Janeiro, 2016
1º e 3º prémios EuroEscolas 2015
14 Janeiro, 2016
Mostrar Tudo

Parlamento dos Jovens

Este ano o Parlamento dos Jovens começa em força – cinco listas já se preparam nos bastidores.

O programa Parlamento dos Jovens é organizado pela Assembleia da República, em colaboração com outras entidades, com o objetivo de promover a educação para a cidadania e o interesse dos jovens pelo debate de temas de atualidade. Culmina com a realização de duas Sessões Nacionais na AR, preparadas ao longo do ano letivo, com participação de Deputados, designadamente da Comissão de Educação, Ciência e Cultura, órgão parlamentar responsável pela orientação do programa. Todas as Escolas do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do secundário são convidadas a participar.

A Escola Secundária João de Deus, por diversas vezes eleita para representar a região a nível nacional, já iniciou o seu trabalho na concretização deste projeto, tendo sido constituída a Comissão Eleitoral, elaborada a calendarização e difundida a informação relativa às cinco listas formadas por alunos dos 11º e 12º anos. Cada uma das listas defende um conjunto de propostas que se pretende serem contributos para a diminuição das assimetrias entre o litoral e o interior do nosso país – tema nacional deste ano.

É no âmbito deste projeto que a nossa escola organiza uma sessão de debate com o deputado Cristóvão Norte do Partido Social Democrata, eleito pelo Círculo Eleitoral de Faro, no dia 18 de janeiro pelas 10 horas.

Bom trabalho a todos os intervenientes!

CALENDARIZAÇÃO DO PARLAMENTO DOS JOVENS DA ESJD

18 a 20 de JANEIRO – campanha eleitoral
18 de JANEIRO – 10h DEBATE com Deputado Cristóvão Norte (auditório)
20 de JANEIRO – 15h DEBATE entre LISTAS (auditório)
21 de JANEIRO – ato eleitoral (das 9.30 às 15.30) (átrio)
– apuramento de votos (das 15:30 às 16:30)
– afixação dos resultados eleitorais – método d’Hondt (17:30) (átrio)
22 de JANEIRO – 14:00 – SESSÃO ESCOLAR (os 21 deputados eleitos pelas listas elaboram um Projeto de Escola, elegem 3 deputados à sessão distrital e o candidato à presidência da mesa da sessão distrital) (sala da biblioteca)