As mochilas já estão nas mãos das crianças da Casa do Gaiato
1 Junho, 2016
Festejar a felicidade na Escola Santo António
3 Junho, 2016

“Programa Escola em Viagem”

O Agrupamento de escolas João de Deus em Faro venceu a candidatura “Programa Social Escolar 3.0” inserido no “Programa Escola em Viagem”.
Foram atribuídas 52 estadias gratuitas, inserido no projeto “Percursos históricos e literários”, aos alunos das turmas 10º16, 10ºI e 10ºB.
Este projeto visa promover a interdisciplinaridade entre as disciplinas de Português, Geografia, História, História e Cultura das Artes, Técnicas de Multimédia e Educação Física.
Os alunos tiveram oportunidade de visitar vários monumentos históricos, estar em contacto com a natureza, estudar a fauna e flora, apreender comportamentos ambientais e realizar exercício físico. e de frequentar oficinas de escrita criativa com o escritor Fernando Guerreiro e a escritora Sara Monteiro.
Durante a visita de estudo, os alunos realizaram uma “gincana pedagógica”: seguindo as indicações dos locais a visitar e respetiva descrição, os alunos registaram fotograficamente (“selfies” e “panorâmicas”) os percursos percorridos.

Antes e depois da visita, os alunos frequentaram oficinas de escrita criativa com os escritores Fernando Guerreiro e Sara Monteiro.
A promoção da leitura e escrita criativa, com inspiração no azul de Óbidos, foi o fio condutor desta iniciativa e que culminou na produção de micro-contos tendo como inspiração um dos monumentos visitados.

Como produto final será elaborado um painel que estará também disponível em formato digital e que será exposto na Biblioteca da Escola Secundária João de Deus, na semana de 6 a 9 de junho. Este programa é resultado de um Protocolo de Cooperação entre a Movijovem, o Instituto Português do Desporto e Juventude e a Direção-Geral da Educação. Uma Iniciativa apoiada pelo Projeto Europeu Erasmus+ “Os caminhos do Azul”.

Itinerário: Óbidos (“Vila de Óbidos”), Batalha (Mosteiro da Batalha), Porto Mós (Castelo de Porto Mós), Alvados (Pousada da Juventude de Alvados e Grutas de Santo António)

Professores responsáveis: Maria João Seruca, Inês Rosa, Nazaré Cassiano, Horácio das Neves e Fernando Gomes.