Serviços ESJD
Serviço de Psicologia e Orientação

Funcionamento dos Serviços de Psicologia/ SPO

Desenvolvem o seu trabalho com base em atribuições e competências legais, adaptadas ao contexto escolar específico, segundo um levantamento de necessidades e de acordo com uma planificação que integra o Plano Anual de Atividades da Escola.


Funcionamento dos Serviços de Psicologia/ SPO

Desenvolvem o seu trabalho com base em atribuições e competências legais, adaptadas ao contexto escolar específico, segundo um levantamento de necessidades e de acordo com uma planificação que integra o Plano Anual de Atividades da Escola.

Quem pode recorrer aos Serviços de Psicologia/SPO?

Os Serviços de Psicologia/SPO destinam-se aos alunos, professores, funcionários, pais e encarregados de educação ou outros profissionais que trabalhem em parceria com a escola e que necessitem de algum esclarecimento ou acompanhamento numa das seguintes áreas:

Apoio psicopedagógico a professores e alunos

Os psicólogos poderão colaborar na avaliação psicopedagógica especializada de situações de alunos com alguma dificuldade de aprendizagem ou de adaptação às tarefas escolares, analisando e propondo estratégias educativas e fazendo um acompanhamento do processo de ensino aprendizagem em colaboração com Pais/Encarregados de Educação, Diretor de Turma, Conselho de Turma e/ou Professor de Educação Especial.

Orientação Vocacional (Escolar e Profissional)

Este serviço destina-se sobretudo aos alunos do 9º ano de escolaridade, Programa de Curriculos Alternativos, Cursos Vocacionais (3º ciclo), Cursos Científico - Humanísticos e Cursos Profissionais (Ensino Secundário), que se encontrem em momentos de realização das suas escolhas a nível vocacional (Escolar e Profissional). A orientação vocacional poderá consistir em sessões preparadas para as turmas, mas também está aberta a todos os alunos que se dirijam ao serviço para um atendimento individual ou em pequeno grupo. Os serviços disponibilizam-se ainda a prestar esclarecimento a pais/encarregados de educação e professores sobre questões relacionadas com o prosseguimento de estudos e/ou reorganização de percursos formativos.

Apoio ao desenvolvimento do sistema de relações da comunidade educativa

Os Serviços de Psicologia poderão ainda fazer a ponte com outros organismos da comunidade (saúde, ação social, organismos ligados à formação profissional, empresas, outras escolas, etc), no sentido de promover a integração e desenvolvimento plenos dos alunos da escola. Os Serviços de Psicologia trabalham ainda em parceria com os conselhos de turma, equipas pedagógicas e Serviço de Apoio ao Aluno e à Família (SAAF), nomeadamente na análise de situações de dificuldades de adaptação às tarefas escolares, podendo os Diretores de Turma solicitar apoio aos psicólogos neste tipo de situações.

Como pode recorrer ao SPO?

  • através do Director de Turma
  • via e-mail (spo@aejdfaro.pt)
  • diretamente nos Gabinetes dos Serviços de Psicologia das Escolas do Agrupamento de acordo com o horário afixado no local