METRO QUADRADO
9 Março, 2016
10 Março, 2016

8 de março – uma tarde de gala

No dia 8 de março, comemoramos o Dia do Patrono do Agrupamento, o Poeta/pedagogo João de Deus.
A cerimónia de entrega dos Prémios do Concurso “Jogos Florais Amílcar Quaresma”, subordinado ao tema “os Caminhos do Azul” no âmbito do projeto Erasmus KA1, contou com casa cheia. Vieram alunos de todas as escolas do agrupamento para receberem os prémios resultantes da sua criatividade em torno da temática do Azul. Este ano, além da tradicional festa dos “Jogos Florais”, distribuíram-se os prémios do Concurso Nacional de Leitura (CNL), das Olimpíadas de Língua Portuguesa e do Concurso “Cineastas Digitais”. O Diretor do Centro de Competências TIC entre Mar e Serra de Leiria, Sr. António Rodrigues, entregou os prémios às alunas Cristiana Araújo e Márcia Gago, autoras do filme “o Desejo” distinguido com o Grande Prémio do Júri da 8ª edição do concurso de vídeo “Cineastas Digitais”, na categoria de NanoVídeo.
Além da entrega de prémios, a Mafalda e o Vasco, alunos do Clube de Danças João de Deus sob orientação da Professora Sofia Henriques, arrasaram nas danças de salão modernas e assistimos à performance de “Neurónios preguiçosos” da autoria dos alunos Andreína Monteiro, Catarina Marques e Pedro Basílio do 12º ano do curso profissional técnico de multimédia.
Os “Jogos Florais” são uma homenagem a Amílcar Quaresma que foi o fundador deste concurso e professor muito querido da Escola Secundária João de Deus. O Professor Fernando Gomes e a Professora Rosária Irene, colegas e amigos de longa data do Professor Amílcar, falaram do amor e dedicação que este tinha à Escola e aos alunos. No final, o Diretor do Agrupamento, Professor Carlos Luís, convidou todos os presentes para um pequeno lanche.

A Gala contou com a presença de muitos alunos do 1º ciclo ao ensino secundário, professores de todas as escolas do agrupamento, da Professora Graça Lobo como representante da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares-Algarve, Sr. Paulo Aguiar, representante da empresa Niobo, Sr. Alexandre Pereira, representante da Raiz Editora e Vereador da Câmara Municipal de Faro, Dr. José António Cavaco.
Os Jogos Florais foram patrocinados pelas empresas: Niobo-acessórios para fotografia e vídeo; Papelaria e livraria Sagres, ASA Editora, Raiz Editora e Região de Turismo do Algarve.