Academia de Líderes Ubuntu na ESJD

academia ubunto

Academia de Líderes Ubuntu na ESJD

Ana Lúcia Correia

Coordenadora da Equipa de Cidadania e Desenvolvimento da ES João de Deus e formanda da academia de Líderes Ubuntu

O QUE É A ACADEMIA DE LÍDERES UBUNTU?

A Academia de Líderes Ubuntu visa promover as competências socioemocionais dos participantes, contribuindo para a sua transformação em agentes de mudança ao serviço da comunidade, ajudando a construir uma comunidade mais justa e solidária.

A semana Ubuntu da escola secundária João de Deus decorreu nos dias 9 a 13 de maio, com o objetivo de capacitar os alunos para o autoconhecimento, a autoconfiança, a empatia, a resiliência e a liderança servidora. Este programa de educação não formal, promovido pelo Instituto Padre António Vieira e apoiado pelo Ministério da Educação,  põe em ação um conjunto de  “estratégias educativas diferenciadas dirigidas à promoção do sucesso escolar e, sobretudo, ao combate às desigualdades através da educação”.

A Academia de Líderes Ubuntu visa promover o desenvolvimento de pessoas capazes de construir pontes, ao invés de muros. “Eu sou porque tu és” leva-nos para a outra margem, para o outro, para o diferente, e acrescenta-nos.

Se no primeiro dos 5 dias em que decorreu a formação, foi o legado de Nelson Mandela, enquanto líder servidor, que esteve presente, no 2° dia o trabalho focou-se  na empatia e no autoconhecimento através da metodologia da academia de líderes Ubuntu. O testemunho de vida foi um momento de partilha que nos fez acreditar no trabalho da educadora para os direitos humanos.  O seu entusiasmo e o amor aos outros, que se traduz no respeito pelos direitos humanos, ficaram bem vincados na sua esclarecedora e sistematizada participação.

Ao longo do 3° dia de formação em liderança servidora o testemunho de vida de alguém que se mostrou determinada em superar os obstáculos que atravessaram a sua vida, trouxe ao grupo mais um exemplo. O trabalho foi árduo em termos emocionais? Soubemos aproveitar o seu impacto?

Obrigada Laure de Witte e Dina Correia, pela partilha e pela lição.

No penúltimo dia, as vidas Ubuntu estiveram presentes através do cinema, num filme que nos mostra a realidade de uma professora e a sua estratégia para conquistar a confiança de uma turma desafiante, de um vídeo com relato de um membro da academia e das bibliotecas humanas que os 28 alunos voluntários, as 2 intérpretes de língua gestual e os 4 formadores criaram. No final todos disseram que tinha sido um dia muito forte em termos de emoções e de partilha.

O quinto dia deu destaque à partilha de sonhos, inspirados por Martin Luther King, e para o diagnóstico dos problemas da escola e da comunidade. É a partir desse diagnóstico que os alunos se irão concentrar para desenhar um plano de ação, criando o Clube Ubuntu da Escola Secundária João de Deus e dinamizando atividades de educação de pares.

Que 2022/23 seja um ano transformador para a escola, para a comunidade e para os líderes servidores!

Scroll to Top