ENSINO SECUNDÁRIO -EXAMES – FAQs- JNE
28 April, 2020
MATRÍCULAS 2020/2021-Educação Pré-escolar e 1º ano do 1º Ciclo
30 April, 2020

AEJD celebra o Dia da Educação de Surdos e da Juventude Surda.

O Agrupamento de Escolas João de Deus, este ano letivo, comemorou o Dia da Educação de Surdos e da Juventude Surda de uma forma muito diferente! Em época de quarentena, optámos por lembrar a data através da nossa página “Sendas do Passado e do Futuro”, no Facebook. A adesão às publicações colocadas foi imensa.

O Dia da Educação de Surdos e da Juventude Surda, a 23 de abril, representa uma comemoração especial para nós, Surdos. Agradecemos a todos por ajudarem a manter vivo o espírito da comunidade surda na escola! As expressões demonstradas nas fotografias expostas revelam os nossos sonhos, os nossos sentimentos, as nossas ambições.

Muitos se interrogam por que razão comemoramos este dia. O que tem de especial? A História mostra que a Comunidade Surda, desde a antiguidade, vive uma busca por reconhecimento e aceitação, pelo direito de ensinar e de aprender. E é este direito que relembramos.

Em Portugal, a Educação de Surdos remonta ao reinado de D. João IV, quando a pedido da sua filha mandou chamar a Portugal um professor sueco, Per Aron Borg, para fundar no nosso país o primeiro instituto para “surdos-mudos”. Desde esse dia, a Educação de Surdos, no nosso país, não parou! Estamos de parabéns com o que foi alcançado até hoje!

As docentes de Língua Gestual Portuguesa

Catarina Marques

Sílvia Zúniga

Susana Cardoso