No presente estado de emergência a comunidade educativa pode agir de forma solidária, tal como noutras situações já o fez. Assim, a equipa de coordenação de Cidadania e Desenvolvimento considera importante a divulgação das seguintes iniciativas:
DONATIVOS & VOLUNTARIADO
Projeto “1000 fardas 1000”
Donativo de 7,50 para pagar o custo do tecido de cada fato e/ou voluntariado em trabalho de costura.
Projeto “Refood”
Donativo de latas de conserva e outros produtos alimentares não perecíveis e/ou de higiene e/ou voluntariado de 2 horas por semana.
Projeto “Rede de emergência alimentar”
“Em termos práticos, a Rede de Emergência Alimentar vai permitir a inscrição das necessidades (pelos próprios, familiares, amigos ou quaisquer outros) numa plataforma informática, o encaminhamento para um ponto de entrega de alimentos próximo da sua residência (IPSS ou autarquia que faça a acreditação/referenciação), e será mobilizadora de um corpo de voluntários. Estes voluntários, devidamente protegidos, realizarão em horário e local definidos o transporte das refeições confecionadas ou dos produtos para os pontos de entrega ou para as residências das pessoas carenciadas mais fragilizadas, reduzindo o número de pessoas em circulação, mas garantindo o abastecimento e envolvendo as estruturas já existentes e canais já montados.”
Inscrição para voluntários AQUI