No âmbito do Domínio de Articulação Curricular (DAC) de Química e Laboratório de Fotografia, a turma do 11º ano do Curso Profissional Técnico de Fotografia montou, durante o primeiro período, uma exposição sobre os materiais de laboratório e os seus criadores.

Esta singular exposição está patente no segundo piso da Escola Secundária João de Deus, no corredor dos Laboratórios de Física e de Química, onde se pode descobrir que a denominação de algumas das peças básicas de laboratório consiste no apelido de importantes cientistas na História da Química.

Os alunos destacaram a importância deste trabalho que lhes proporcionou a aplicação e o aprofundamento dos seus conhecimentos de fotografia, utilizando como temática os materiais de laboratório. Foi efetuado para tal um trabalho de pesquisa e produzidos textos explicativos das imagens que relacionam o material com o respetivo cientista. No caso particular do aparelho de Kipp, foi enviado um email à empresa holandesa fundada por este cientista no século XIX, permitindo obter uma imagem de uma pintura original que não estava disponível na internet. Este trabalho contou com a colaboração do professor William B.Jensen da Universidade Cincinnati e de Naruse Saeko do Kitasato Memorial Museum que forneceram fontes bibliográficas de grande valor.

Finalizando, a partir dos conteúdos produzidos pelos alunos foi ainda editado um livro digital de fácil acesso que pode ser consultado aqui.

Anabela Estudante

Sílvio da Ponte

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top