Os CASTROS invadiram a EB 2,3 de Santo António
20 Março, 2017
Oficina de microcontos com Fernando Guerreiro.
22 Março, 2017

Alunos participam no Festival de curtas metragens “Scianema”

Entre os dias 16 e 18 de fevereiro, a Sciaena (Associação de Ciências Marinhas e Cooperação) organizou pela segunda vez o Festival Scianema. Esta edição contou com uma exibição de várias curtas-metragens, seguida de uma sessão de perguntas e respostas, contribuindo para a sensibilização e Educação Ambiental dos alunos de 5 turmas da nossa escola Secundária, do 10º ao 12ºano. Este evento decorreu em parceria com a Agência Portuguesa do Ambiente e o Europe Direct Algarve.
A curta com mais sucesso entre os jovens foi claramente “Time Will Tell” (Madison Stewart, 2012), onde uma rapariga partilha connosco a sua grande paixão pelos mais temidos predadores do oceano – os tubarões;
“Azul” (Joe Romeiro, 2013), filme que nos mostra os abusos da Humanidade para com o Oceano, nomeadamente a forma irresponsável como é feita a pesca.
“Cod and Overfishing in the Gulf” (Linda Cabot, 2013), a história do declínio da pesca do bacalhau no golfo do Maine;
“Gloop” (Gaby Bastyra, 2012), uma fábula sobre o plástico – como este produto transformou tão profundamente a nossa sociedade e como os nossos oceanos sofreram com isso;
– “Two Fish” (Joe Cunningham, 2013), este filme procura discutir a sustentabilidade da aquacultura mais moderna em contraposição com as técnicas mais antigas.

Texto e fotografia da professora Anabella Vaz.