Projetos Pedagógicos

Projetos Pedagógicos

Atuar na lógica de projetos consiste em operar com base na mobilização de conhecimentos para identificar uma mudança face a uma situação diagnosticada que se pretende alterar dentro de um prazo definido e mobilizando um conjunto determinado de recursos.

Desenvolver um projeto, portanto, é definir uma proposta de trabalho e traçar as linhas de ação em relação a algo que desejamos alcançar.

Planear é pensar sobre o modo como se opera a mudança. O planeamento é o conjunto articulado de procedimentos que conduzem ao estabelecimento do plano de ação. O plano estabelece como deve ocorrer a transição desde o ponto de partida até ao ponto de chegada (onde se quer chegar). Assinala os passos, identifica os meios e recursos necessários para que a transformação se produza, incluindo os agentes responsáveis pela consecução das ações a desenvolver e o seu encadeamento no tempo.

Planear é projetar uma mudança, antecipar uma realidade desejável. Prever as etapas necessárias de transformação dessa realidade e os caminhos a percorrer pelos agentes, identificar os fatores que afetam o processo e o modo como se pode intervir sobre eles, escolher as ações correspondentes e mobilizar os meios necessários para que a mudança desejada ocorra.

avaliação consiste no processo sistemático de pesquisa, questionamento e reflexão através do qual as pessoas e as instituições envolvidas no projeto pensam criticamente sobre os objetivos planeados, aprendem com o que estão a fazer e apreciam quer a quantidade da intervenção, quer os resultados produzidos.

Considera-se ainda que deverá haver disseminação do projeto. Deverão ser definidos os meios para o fazer para que os outros possam aprender com esta experiência.

  • TODOS
  • ECO-Escolas
  • Erasmus+
  • Escola Azul
  • Escola Embaixadora do Parlamento Europeu
  • Euroescolas
  • Nós Propomos
  • REASE
  • Todos Contam
  • Voluntariado Ambiental para a Água

Erasmus+ “Equal Place in STEM Career and Digital World

Agrupamento de Escolas João de Deus participa em Intercâmbio Internacional de estudantes em Milão Entre 7 e 13 de março de 2022, os alunos do ...
Ler Mais →
Resultados

Projeto Erasmus +: Profissionais do século XXI: Uma Aventura pela Europa V  – Resultados

Concluído o processo de seleção dos alunos inscritos no projeto, Estágios profissionais: Uma aventura pela Europa V, cofinanciado pelo programa Erasmus+, dá a conhecer a ...
Ler Mais →

Mobilidade inserda no âmbito do projeto: “Spot and Stop Emotional School Dropout: Prevenção do Abandono Escolar Precoce”

Mais uma vez, âmbito do Projeto Erasmus+ intitulado “Spot and Stop Emotional School Dropout: Prevenção do Abandono Escolar Precoce”, os alunos do Agrupamento de Escolas ...
Ler Mais →

Projeto Erasmus +: Profissionais do século XXI: Uma Aventura pela Europa V – Seleção dos Alunos (entrevistas)

No próximo dia 30 de maio, segunda-feira, cumpre-se mais uma etapa do processo de seleção dos alunos que terão a oportunidade de participar nas 8 ...
Ler Mais →

Projeto Erasmus +: Profissionais do século XXI: Uma Aventura pela Europa V

No dia 5 de maio de 2022, pelas 10.00h, realizou-se, no Auditório do AEJD, em Faro, a 2ª Apresentação do projeto Erasmus + Profissionais do ...
Ler Mais →
Jobshadowing

Erasmus +: Job Shadowing

Entre os dias 25 e 29 de abril, realizou-se a mobilidade de Job Shadowing entre o AEJD e o liceu , organizada pela professora Mª ...
Ler Mais →
Divulgação

Projeto Erasmus +: Profissionais do século XXI: Uma Aventura pela Europa V

Reabertura de inscrições para estágio profissional do programa Europeu Erasmus +, ”Estágios profissionais: Uma aventura pela Europa V”.
Ler Mais →

Erasmus +: Job Shadowing

Job Shadowing entre 25 e 29 de abril no AEJD.
Ler Mais →

Mobilidade inserda no âmbito do projeto: “Spot and Stop Emotional School Dropout: Prevenção do Abandono Escolar Precoce”

No âmbito do Projeto Erasmus+ intitulado “Spot and Stop Emotional School Dropout: Prevenção do Abandono Escolar Precoce”, os alunos do Agrupamento de Escolas João de ...
Ler Mais →

Inauguração da escultura “Cavalo marinho” reforça a determinação dos alunos da EB1/JI nº 4 de Faro na defesa e preservação dos animais da Ria Formosa

A escultura de 3 metros de altura em aço galvanizado, assinada pelo artista, “Tó Quintas” dá corpo ao projeto “Salvaremos os Cavalos Marinhos da Ria ...
Ler Mais →
Equal Place in STEM Career and Digital World

Equal Place in STEM Career and Digital World

Projeto ERASMUS + Apesar do número de homens e mulheres em áreas das Ciências ser aproximadamente igual ao longo do ensino Básico e Secundário, verifica-se ...
Ler Mais →

“Nós propomos”: um balanço de 10 anos de participação.

Depois de 10 anos de participação dos alunos do 11º ano, de Geografia A, no Projeto “Nós Propomos”, foi feito um balanço do trabalho realizado ...
Ler Mais →
Scroll to Top