Projetos Pedagógicos
Projetos Pedagógicos
Atuar na lógica de projetos consiste em operar com base na mobilização de conhecimentos para identificar uma mudança face a uma situação diagnosticada que se pretende alterar dentro de um prazo definido e mobilizando um conjunto determinado de recursos.
Desenvolver um projeto, portanto, é definir uma proposta de trabalho e traçar as linhas de ação em relação a algo que desejamos alcançar.
Planear é pensar sobre o modo como se opera a mudança. O planeamento é o conjunto articulado de procedimentos que conduzem ao estabelecimento do plano de ação. O plano estabelece como deve ocorrer a transição desde o ponto de partida até ao ponto de chegada (onde se quer chegar). Assinala os passos, identifica os meios e recursos necessários para que a transformação se produza, incluindo os agentes responsáveis pela consecução das ações a desenvolver e o seu encadeamento no tempo.
Planear é projetar uma mudança, antecipar uma realidade desejável. Prever as etapas necessárias de transformação dessa realidade e os caminhos a percorrer pelos agentes, identificar os fatores que afetam o processo e o modo como se pode intervir sobre eles, escolher as ações correspondentes e mobilizar os meios necessários para que a mudança desejada ocorra.
A avaliação consiste no processo sistemático de pesquisa, questionamento e reflexão através do qual as pessoas e as instituições envolvidas no projeto pensam criticamente sobre os objetivos planeados, aprendem com o que estão a fazer e apreciam quer a quantidade da intervenção, quer os resultados produzidos.
Considera-se ainda que deverá haver disseminação do projeto. Deverão ser definidos os meios para o fazer para que os outros possam aprender com esta experiência.
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