O ano da graça de 2023, é já uma realidade para o MUSEU LYCEU DE FARO.
O Museu Lyceu de Faro, pretende fazer a investigação documental existente nos arquivos próprios, nos arquivos distritais, bibliotecas e por todos os meios tecnológicos que estejam à sua disposição, procedendo à Inventariação e Digitalização do seu Património Museológico, Preservação e sua Divulgação. Insere-se deste modo uma investigação da cultura material da escola, nomeadamente, da sua história, da sociologia e etnoantropologia, recorrendo ao património e materialidade da instituição, assim como imortalizando memórias de actores educativos que dela fizeram e/ou dela fazem ainda parte.
São, a Escola, o seu Património e as suas Memórias, os pilares deste projecto, numa perspectiva de um Museísmo Pedagógico.
Sendo que os materiais educativos de uma escola, fazem parte da sua cultura, não podem manter-se ignoradas as suas memórias e identidades próprias, desenvolvidas ao longo da sua existência. Memórias essas que são recordadas com saudade pelas pessoas que dela fizeram parte.
Nesse sentido, o espólio do Museu constitui um recurso didáctico, a ser usado em actividades pedagógicas pelos docentes, pela escola e fundamentalmente relacionados com a comunidade da região em que se insere. Procurou-se desenvolver uma sensibilização da comunidade da escola, a fim de provocar motivação e participação no projecto, afectando docentes e alunos, que poderão integrar nos seus projectos pedagógicos e curriculares, metodologias da Museologia, em actividades como da Inventariação, com fotografia e técnicas digitais. Como da Divulgação, através de recursos de Informática, multimédia, design e comunicação, em publicações, cartazes, catálogos, etc.