Por ocasião das comemorações do 1º aniversário do Museu do Lyceu de Faro, temos o prazer de o convidar para as seguintes iniciativas culturais:
No dia 11 de maio de 2024, às 15h00, inaugura-se a Exposição, “MANUEL VIEGAS GUERREIRO E A SALA DE ANGOLA DO LICEU NACIONAL DE FARO”. A mesma ficará patente ao público, em geral e à comunidade Farense, em particular, de 11 a 20 de Maio (excepto feriados e fins de semana), das 10h00 às 16h00, na “Biblioteca Museu”, espaço museológico do Museu do Lyceu, na Biblioteca Escolar da Escola Secundária João de Deus, em Faro. Esta exposição, organização do Museu do Lyceu de Faro com colaboração da Associação dos Amigos do Museu do Lyceu de Faro (AAMLF), faz parte de um conjunto de iniciativas que visam consagrar e instituir Manuel Viegas Guerreiro como Patrono do Museu do Lyceu de Faro. Depois da inauguração, no mesmo local, será a vez de ouvir intervenções de investigadores e testemunhos de antigos alunos do Professor Manuel Viegas Guerreiro, numa dinâmica coloquial entre os convidados e o público participante.
No dia 13 de maio de 2024, às 15h00, na Biblioteca Escolar da Escola Secundária João de Deus, em Faro, terá lugar uma Palestra, proferida pelo Investigador Dr. Marques Inácio, que falará da sua Academia do Fado, da Canção e da Guitarra de Coimbra. Terá também a participação do ex-aluno, músico e artista plástico, José Maria Oliveira, que tratará da importância que o reitor do Liceu, Dr. Rodrigues Davim, em 1904, teve com apresentação do tema “A influência do Canto e Música de Coimbra nos estudantes do Liceu de Faro”.
No mesmo dia, às 21h00, no Pátio exterior da Ermida de Stº. António do Alto, será a atuação dos grupos algarvios, “Ecos de Coimbra”, “In versus” e ” Real Tuna Infantina”, relembrando as origens da Tuna Farense, em 1904.


