Plano de Recuperação das aprendizagens do AEJD
28 Setembro, 2020
Nota informativa
30 Setembro, 2020

Concurso ChemRus: 2 Menções Honrosas para alunos da ESJD

Os vídeos “Alto-forno numa cabeça de fósforo” e “Combustão incompleta do butano” foram distinguidos com Menções Honrosas no Concurso ChemRus 2020. Os vídeos foram realizados no  âmbito do Domínio de Articulação Curricular (DAC) de Química e Laboratório de Fotografia, pela turma 11º 26 do Curso Profissional de Fotografia, com o apoio dos docentes Anabela Estudante e Sílvio Ponte.

Nesta 9ª edição, com o tema “Become a climate scientist”, os alunos foram convidados a escolher uma reação química relacionada com as alterações climáticas ou com a sua prevenção.

O Grupo dos Químicos Jovens divulgou todos os vídeos concorrentes no youtube e a Sociedade Portuguesa de Química noticiou os vencedores seleccionados pelo júri e as menções honrosas atribuídas .

Os alunos Alexandra Correia, Ana Beatriz Tomé e Adam Lomas apresentaram a produção de ferro a partir de óxido de ferro (III), uma reação química de oxidação-redução. Como cenário deste vídeo uma emissão de rádio realizada na Rádio Universitária do Algarve. A indústria do ferro e do aço utiliza altos-fornos para a obtenção do ferro a partir dos seus minerais. As emissões de dióxido de carbono neste processo contribuem de forma significativa para o aumento da concentração de gases de efeito de estufa na atmosfera.

A combustão incompleta do butano com a consequente produção de  fuligem (black carbon) foi o vídeo produzido pelo grupo formado pela Beatriz Fernandes, Diogo Vitorino e Fernanda Gomes, com  tradução em língua gestual portuguesa da intérprete Leonor Paulino. Grandes incêndios florestais, como os que ocorreram na Austrália no final de 2019, libertam enormes quantidades de black carbon que, quando se deposita em glaciares ou nas calotes polares, reduz o albedo da superfície (a capacidade de refletir a luz). Vai ocorrer uma absorção da luz solar provocando um aumento da fusão do gelo. As rochas ou o oceano exposto tem menor albedo que o gelo provocando ainda um maior aquecimento do ambiente. Neste vídeo os alunos imaginaram que a João de Deus TV emite uma rubrica de Ciência intitulada “No Laboratório com…”.

Os vídeos produzidos foram acompanhados de uma ficha experimental, definida no regulamento do concurso, onde foi efectuada, estre outros, a descrição e explicação sucinta dos principais conceitos necessários à compreensão da experiência executada, o protocolo experimental e indicada a relevância da experiência no contexto das alterações climáticas.