A criatividade é o ato de transformar ideias novas e originais em realidade.

Assim como a inteligência, a criatividade é algo que todos temos em maior ou menor medida. Pois até para planear as férias ou apresentar uma boa mentira é preciso ser-se criativo. De facto, há quem acredite que uma pessoa já nasce com inclinação para a criatividade, ou seja, que a criatividade é uma característica própria; outros defendem que a criatividade pode ser desenvolvida. Sobre este assunto, será interessante ler-se sobre O Teste de Criatividade George Land realizado com 1600 crianças de 5 anos de idade, mas a verdade é que:

Qualquer pessoa que já tenha tomado um duche já teve uma ideia. A pessoa que sai do chuveiro, seca-se e faz algo sobre isso é que faz a diferença!

— Nolan Bushnell, fundador da Atari
criatividade e inovação
redes neurais
inovar criatividade

A Criatividade é Fundamental

E não apenas para os setores ligados a intelectualidade, ciência e arte, mas transversalmente em toda a economia e em todos os setores.

Um estudo da consultoria Forrester, encomendado pela Adobe, chegou à já esperada conclusão de que incentivar a criatividade traz, de facto, retorno financeiro. Segundo a pesquisa, os empresários entrevistados que afirmaram fomentar o estudo à procura de novas soluções obtiveram crescimento das suas receitas na ordem dos 10%.

A criatividade tornou-se uma força propulsora do crescimento económico, que se baseia na inteligência humana e no conhecimento e que faz uso de novas matérias primas que englobam informação, propriedade industrial, capital criativo e capital intelectual humano como elementos essenciais para a sobrevivência e crescimento económico na era da concorrência global.

amanhã
17 de novembro

É o Dia Mundial
da Criatividade

Porque não, treinar a sua criatividade realizando uma das atividades que lhe deixo como sugestão?

Apontar todas as ideias num papel
Escrever um poema
Escrever um pequeno conto
Desenhar
Pintar
Descobrir novos métodos de trabalhar
Encontrar soluções para problemas existentes

Luis Horta

Luís Horta

Professor | Grupo 550 - Informática
Agrupamento de Escolas João de Deus

Scroll to Top