O professor Valdemar desafiou os alunos a realizarem, no âmbito da disciplina de Físico-Química, trabalhos sobre a discromatopsia, anomalia da visão que interfere com a percepção das cores e que é mais conhecida por daltonismo.
Esta condição, de origem genética, afeta 1 em cada 12 homens. Os alunos concluiram que no nosso agrupamento, este problema não se encontra claramente diagnosticado dado que só conseguiram apurar dois alunos do 2º e 3º ciclo que declaram ter dificuldades na percepção das cores.
No próximo ano letivo pretende-se sensibilizar a comunidade educativa das escolas do ensino básico para este problema de visão.
Enquadrado no tema “Luz” do 8º ano de escolaridade, os trabalhos deveriam ter sido realizados no 3º período do ano letivo 2029/2020. Devido à pandemia Covid 19 os alunos das turmas A, B, C e D desenvolveram este projeto no decorrer do 9º ano.
Agradecemos à Óptica Barreto, representante das lentes Enchroma em Portugal, a oferta de duas lentes que filtram a luz de maneira a que certas cores do espectro visível sejam mais intensas, mais vivas, permitindo em alguns casos, superar as dificuldades de distinção das cores.
Agradecemos à ColorAdd a autorização para adopção do seu sistema na escola no próximo ano letivo.