Daltonismo: um projeto de inclusão visual

O professor Valdemar desafiou os alunos a realizarem, no âmbito da disciplina de Físico-Química, trabalhos sobre a discromatopsia, anomalia da visão que interfere com a percepção das cores e que é mais conhecida por daltonismo.

Esta condição, de origem genética, afeta 1 em cada 12 homens. Os alunos concluiram que no nosso agrupamento, este problema não se encontra claramente diagnosticado dado que só conseguiram apurar dois alunos do 2º e 3º ciclo que declaram ter dificuldades na percepção das cores.

No próximo ano letivo pretende-se sensibilizar a comunidade educativa das escolas do ensino básico para este problema de visão.

Mostra dos trabalhos e experimentação das lentes Enchroma

Enquadrado no tema “Luz” do 8º ano de escolaridade, os trabalhos deveriam ter sido realizados no 3º período do ano letivo 2029/2020. Devido à pandemia Covid 19 os alunos das turmas A, B, C e D desenvolveram este projeto no decorrer do 9º ano.

Agradecemos à Óptica Barreto, representante das lentes Enchroma em Portugal, a oferta de duas lentes  que filtram a luz de maneira a que certas cores do espectro visível sejam mais intensas, mais vivas, permitindo em alguns casos, superar as dificuldades de distinção das cores.

Agradecemos à ColorAdd a autorização para adopção do seu sistema na escola no próximo ano letivo.

Scroll to Top