DGE dá voz aos alunos da ES João de Deus

Ana Lúcia Correia – equipa de CD, projeto “Ser Participativo”

No dia 16 de maio os alunos Ana Santiago, Leonor Santos, Inês Góis, Marcelo Belo e Matilde Pereira, do 11º ano, participaram na reunião mensal do projeto “VOZ DOS ALUNOS” da Direção-Geral da Educação (DGE). Nesta reunião, além da equipa da DGE, também estiveram presentes alunos da Escola Secundária Fernão Mendes Pinto (Pragal), da  Escola Secundária de Vagos e da escola Básica e Secundária da Cidadela de Cascais,  resultando das suas intervenções propostas relativas ao funcionamento do sistema educativo.

Uma maior representatividade dos alunos no Conselho Nacional da Educação e a criação de um mecanismo de auscultação, prévia às decisões de política educativa, aos alunos, foram as duas propostas que a partir das medidas do Parlamento dos Jovens da nossa escola, transitaram para este projeto. Tanto o PJ como a “VOZ DOS ALUNOS” elegeram a Escola mais participativa como mote para o debate de ideias e a apresentação de argumentos.

A terceira proposta, já de âmbito curricular, trouxe para o debate um assunto que os alunos consideram de grande interesse, a obrigatoriedade do exame de Português do 12º ano. Tornar este exame opcional, com base na simetria com Matemática e no caráter excessivamente literário dos conteúdos da disciplina foram os argumentos lançados para a discussão. Também a DGE mostrou nesta sessão os seus argumentos a favor da permanência do exame de Português no final do secundário. A importância do domínio da língua e da argumentação como ferramentas transversais a todas as áreas, académicas e laborais. Relativamente à crítica sobre o ensino da literatura em áreas não humanísticas os responsáveis presentes não se pronunciaram.

Esta foi mais uma iniciativa de Educação para a Cidadania que acrescentou participação ao espaço em que todos, alunos e professores, aprendemos a ser melhores cidadãos, a Escola.

Scroll to Top