Dia 8 de Março de 2024, o 194º aniversário do Poeta e Pedagogo João de Deus.
Comemorou-se o seu aniversário, homenageando-o de uma forma simbólica a exemplo do que se fazia há décadas por todo o país.
Desde o Liceu Nacional de Faro, no século passado, eram efectuadas romarias até ao seu busto, localizado no Jardim Manuel Bívar, onde se depositavam flores, mais precisamente as flores por ele evocadas nos seus poemas , a malmequer ou a margarida.
Com uma dinamização cultural do nosso Museu, foram realizadas diversas actividades, desde o átrio até à “Biblioteca Museu”, espaço destinado da biblioteca da escola ao Museu do Lyceu para as suas actividades exposicionais.
As actividades contaram com a participação de convidados com intervenções extraordinárias relacionadas com a vida e obra do nosso patrono, o poeta João de Deus.
E tudo começou, no átrio da escola, com quatro turmas do 1º ciclo do Jardim-Escola João de Deus de Faro, que apresentaram em coro os Hinos alusivos ao patrono, dirigidos pelo seu Prof. Belchior. Seguindo-se uma deposição simbólica, de flores Margaridas na foto de João de Deus colocada para o efeito.
Após uma recepção e agradecimentos pelo Director do Agrupamento, Professor Carlos Luís, deu-se início à sessão, seguindo o protocolo o curador do Museu, o Museólogo Meira Pinto.
Abriu-se com uma projecção de um vídeo da RTPMemória datado de 1970, programa biográfico sobre a vida e obra de João de Deus, poeta, pedagogo e autor do manual escolar “Cartilha Maternal”.
A Directora do Jardim-Escola João de Deus de Faro, Prof. Maria João Gomes, iniciou com uma apresentação da Vida e Obra de João de Deus. Seguiu-se a Prof. Miriam Aço que falou de uma História partilhada – Uma aventura em Angola com a Cartilha Maternal, Prof. Izabel Santos, com o tema A maior Obra de JD – A Cartilha Maternal , Prof. Henrique Vieira, que explorou, João de Deus, Um homem fora da caixa. Com a Prof. Ana Fontes e os alunos Miguel Aquino e Laura Aguiar, deu-se uma interpretação da Comunicação que Dr. Magalhães efectuou em 1934 nas comemorações do patrono. Para o final guardou-se uma amiga de longa data, a nossa sempre Prof. Marilia Castro, com uma representação, declamação, emoção, julguem V.Exas., sobre os Poemas de João de Deus e sempre a presença do Dr. Joaquim de Magalhães.
Deve-se realçar a presença, que nos ORGULHA particularmente, da antiga Professora de Físico-Química , Doutora Mariana. Também a prestação dos alunos Mariana Melo, Manuela Oliveira e Leonor Santos, foram imprescindíveis nas relações públicas do evento.
A todos, os meus parabéns pelo excelente momento que nos proporcionaram e pela colaboração que deram.
O curador do Museu do Lyceu.
Meira Pinto