Os alunos da Escola Secundária João de Deus assinalaram o Dia Internacional da Eliminação da Violência contra a Mulher através de uma performance que teve início no dia 22 de novembro, no interior da escola, e que terminou no dia 28.
Depois de uma pesquisa em que se encontrou o número de vítimas mortais relativo ao ano 2022, os alunos criaram frases alusivas ao tema e uma performance com base em 22 cadeiras expostas nos corredores do 1º piso do edifício e que foram depois transportadas pelos alunos até à Rotunda do Liceu.
O silêncio, a disciplina, a concentração e a atenção ao grupo serviram de ferramentas para esta criação artística coletiva que culminou num desfile pelas ruas da cidade e num momento performativo final, no átrio do edifício do Mercado.
Esta atividade insere-se nos domínios dos Direitos Humanos e da Igualdade de Género e foi realizada no âmbito do “transformARTE”, projeto dinamizado pela Equipa de Cidadania do Agrupamento de Escolas João de Deus, e das disciplinas de Português e de Filosofia.