Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral (AVC)

No dia 30 de Outubro, o Agrupamento de Escolas João de Deus, juntamente com a Unidade de Acidente Vascular Cerebral (AVC) do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA), assinalou o Dia Mundial do AVC, que se comemora a 29 de Outubro.

Decorreu, no auditório da Escola Secundária João de Deus, uma ação de sensibilização junto dos alunos do 5⁰ ano da EB2,3 Santo António. Na sessão de abertura estiveram presentes o diretor do AEJD, Carlos Luís, o presidente da ARS-Algarve, Paulo Morgado e em representação do Conselho de Administração do CHUA a enfermeira-diretora Mariana Santos e o adjunto da direção clínica, em substituição da presidente Ana Varges Gomes, José Manuel Almeida. Mariana Santos, enfermeira diretora do CHUA, congratulou-se com a iniciativa e solicitou à plateia de pequenos estudantes para “transmitirem a mensagem em casa”, para que deste modo possam ajudar a salvar vidas. A Dra Ana Paula Fidalgo, coordenadora da Unidade de AVC do CHUA, agradeceu à direção do Agrupamento por acolher mais uma vez esta iniciativa, que tem ajudado a transmitir conhecimento aos mais novos sobre os três principais sinais do AVC, assim como à direção do CHUA por todo o apoio dado a estas iniciativas junto da comunidade escolar.

Durante a sessão, a coordenadora da Escola Básica da Ria Formosa, Ana Beatriz Machado, no âmbito do projeto “Fast Heroes” foi distinguida como uma das três melhores professoras do mundo, recebendo o troféu de “Professor Fantástico”. Ainda nesta sessão, todos os presentes tiveram o privilégio de assistir a uma peça de teatro dinamizada pelas crianças da Educação Pré-escolar com o tema «Sinais de Alerta do AVC» e a entoação do hino dos Fast Heroes na voz das crianças dos 4⁰ ano da Escola Básica da Ria Formosa.

Scroll to Top