O Dia Nacional da Cultura Científica é assinalado esta quarta-feira, dia 24 de novembro, na Escola EB1/JI nº4, com um “Museu de Ciência na Escola. Celebra-se assim no nosso agrupamento o nascimento de Rómulo de Carvalho, notável professor de Física e Química, poeta e autor de livros de divulgação científica.

Naquele que é também o Dia Mundial da Ciência, os alunos do 1º ciclo e os do 12º ano que frequentam a disciplina de opção de Física irão dinamizar diversas atividades experimentais sobre a luz, densidade, viscosidade, equilíbrio, lentes e cristalização de sais. Os alunos terão a oportunidade de aprender o que é a ilustração científica e ainda realizar jogos do livro “Juntos descobrimos a Engenharia”, pois nesta data comemora-se também o Dia Nacional do Engenheiro.

A Biblioteca Escolar da Penha foi convidada a colaborar nesta iniciativa e dinamizou, na passada sexta-feira, atividades de promoção de leitura da obra «Uns óculos para a Rita» de Luísa Ducla Soares, envolvendo seis turmas, num total de 125 alunos. Estes alunos terão esta quarta-feira a oportunidade de explorar as características dos diferentes tipos de lentes, gentilmente oferecidas pela óptica Alain Afflelou de Faro.

Esta celebração, que tem como objetivo de promover o interesse pelo saber científico, resulta de uma parceria entre o Clube Ciência Viva na Escola e os docentes da EB1/JI nº4 e é cofinanciada pelo programa operacional regional CRESC ALGARVE 2020.

A Coordenadora do CCVnE

Anabela Estudante

Scroll to Top