Entrevista: Dificuldades Específicas da Aprendizagem
Professora Donalda Baeta
Olá, bom dia! Seja bem-vinda à nossa revista online: “Saúde & Educação”. É um gosto imenso tê-la connosco nesta entrevista! Gostaria de começar pedindo-lhe que se apresentasse e que nos falasse um pouco acerca de si e do seu trabalho diário.
Olá, bom dia! Quero, desde já, agradecer o honroso convite para estar aqui. Chamo-me, Donalda Maria da Silva Baeta, sou portuguesa, Professora Doutora Honoris Causa em
Ciências da Educação e Neuroeducação, Mestre em Psicologia da Educação, Licenciada em Psicologia
e 1ºCiclo Ensino Básico. Sou também detentora de várias Pós-Graduações, nomeadamente, Necessidades Educativas Especiais; Domínio Cognitivo-Motor; Domínio Emocional/Personalidade; Psicoterapia Cognitivo-Comportamental; Análise do Desenho Infantil; Supervisão Educativa.
Diariamente, a minha atividade é bipartida, por um lado, leciono o currículo a alunos com Medidas Adicionais (NEE) e sou psicóloga. Desempenho também o cargo de Coordenadora do Departamento de Educação Inclusiva; da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI) e do Projeto Europeu K2 Erasmus+ “Emocional School Droptout – Prevenção do Abandono Escolar”; sou ainda Subcoordenadora da Equipa de Educação Inclusiva, grupo 910 e membro do Gabinete de Apoio ao Aluno à Família do Agrupamento de Escolas João de Deus, em Faro.
Noutro contexto, sou formadora do Ministério da Educação: Programa Nacional de Ensino do Português e do Centro de Formação “Ria Formosa”. Também sou Palestrante Internacional no Programa Erasmus + K2 e em diversos congressos, sendo os mais recentes, o BrainConnection
(Portugal, 2017; Brasil: 2018 e 2019; online: 2020 e 2021). Colaboro, ainda, com a Universidade do Algarve e sou autora e coautora de artigos científicos, tais como: “(Re)Contos de nós: Vidas com estórias”; “Aprendizagem e Inclusão: Entretecento Múltiplos Saberes, Volume II e Volume III” e
“Vencendo Limites”, entre outros…
Atualmente, muito se fala acerca da problemática da Dislexia nas escolas. Por vezes, até se verifica que existe alguma confusão com outro tipo de dificuldades… Como se pode, então, definir esta patologia e quais os critérios de diagnóstico?
Em 2003, a associação Internacional de Dislexia adotou a seguinte definição: “Dislexia é uma incapacidade específica de aprendizagem, de origem neurobiológica. É caracterizada por dificuldades na correção e/ou fluência na leitura de palavras e por baixa competência leitora e ortográfica. Estas
dificuldades resultam de um défice fonológico, inesperado, em relação às outras capacidades cognitivas e às condições educativas.
Secundariamente podem surgir dificuldades de compreensão leitora, experiência de leitura reduzida
que pode impedir o desenvolvimento de vocabulário e dos conhecimentos gerais”. Mais recentemente, o DSM-V, (American Psychiatric Association, maio de 2013) vem apresentar três novos especificadores como facilitadores dos critérios de diagnóstico: (1) Défice na Leitura; (2) Défice na
Expressão Escrita; (3) Défice na Matemática.
Qual é a causa da dislexia?
A causa da dislexia permaneceu, durante muitos anos, um mistério…. Recentemente, alguns estudos têm sido confluentes, tanto no que concerne à sua origem genética e neurobiológica, como em relação aos processos cognitivos que lhe estão subjacentes, pelo que têm surgido várias teorias relativas aos processos cognitivos responsáveis por estas dificuldades…, contudo, também pode ser adquirida!
Qual é a prevalência da dislexia?
(leia o artigo completo no PDF abaixo)