Documentos & Legislação
Nos termos da lei, a avaliação estrutura-se com base na autoavaliação, a realizar em cada escola ou agrupamento de escolas, e na avaliação externa. A avaliação externa das escolas (AEE), tem vindo a ser concretizada pela Inspeção-Geral da Educação e Ciência.
De acordo com a legislação em vigor, as escolas têm como dever divulgar os critérios gerais de avaliação à comunidade escolar.
A avaliação incide sobre as aprendizagens desenvolvidas pelos alunos, tendo por referência as Metas Curriculares, os Programas e as Aprendizagens Essenciais e o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, constituindo estes documentos a orientação curricular de base.
A avaliação assume caráter contínuo e sistemático, ao serviço das aprendizagens, e fornece ao professor, ao aluno, ao encarregado de educação e aos restantes intervenientes informação sobre o desenvolvimento do trabalho, a qualidade das aprendizagens realizadas e os percursos para a sua melhoria. (Portaria n.º 226-A/2018)
A avaliação certifica não só os saberes adquiridos pelos alunos, mas também as capacidades e atitudes desenvolvidas no âmbito das múltiplas competências, teóricas e práticas, inscritas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
Os critérios de avaliação são os referenciais comuns no agrupamento a ter em conta na avaliação dos conhecimentos, das capacidades e das atitudes dos alunos.
A formação para a cidadania e a promoção de uma cidadania ativa são linhas orientadoras do Projeto Educativo e materializam uma longa tradição deste Agrupamento.
A Estratégia de Educação para a Cidadania de Escola obedece aos princípios e critérios definidos na lei e organiza-se de acordo com as grandes linhas orientadoras do Projeto Educativo do Agrupamento.
Tanto no ensino básico como no ensino secundário a operacionalização de Cidadania e Desenvolvimento tem como meta o desenvolvimento das diferentes áreas de competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
Nesta área poderá encontrar impressos e formulários utilizados no AEJD. Nos termos do artigo 3º do Decreto-Lei n.º 51/2002, de 02 de Março, os modelos de formulários disponibilizados através da Internet podem, uma vez impressos, ser submetidos pelas vias normais.
Veja em Serviços Administrativos
A Cidadania e Desenvolvimento é uma componente curricular do ensino secundário orientada pelos seguintes documentos: “ESTRATÉGIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA”, do Ministério da Educação, e “QUADRO DE REFERÊNCIA DAS COMPETÊNCIAS PARA A CULTURA DEMOCRÁTICA”, do Conselho Europeu.
O presente Plano de Cidadania e Desenvolvimento (PCD) tem como ambição promover a aprendizagem e a vivência de uma cidadania global comprometida com a sustentabilidade, a justiça social, a democracia e a equidade.
O novo coronavírus, COVID-19, tem vindo a ser alvo de acompanhamento sistémico pelas autoridades de saúde nacionais e internacionais que, no caso dos estabelecimentos de educação está a ser realizado diretamente pela Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares em estreita articulação com a Direção Geral de Saúde.
Neste contexto, o Agrupamento implementou um conjunto de medidas, preventivas, e desenvolveu um Plano de Contingência que será acionado em caso de necessidade.
No âmbito da informação da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares com a orientação da Direção-Geral de Saúde, define-se o Plano de Limpeza e Higienização em ambiente escolar no contexto de pandemia COVID-19.
(em atualização)
Agrupamento de Escolas João de Deus assume o compromisso de adotar medidas que considere adequadas para assegurar a exatidão, integridade e confidencialidade dos dados pessoais, bem como, todos os demais direitos atuando em conformidade com a Lei n.º 58/2019, de 08 de Agosto, que assegura a execução, na ordem jurídica nacional, do Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD) (UE) 2016/679 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 27 de abril de 2016, relativo à proteção das pessoas singulares no que diz respeito ao tratamento de dados pessoais e à livre circulação desses dados e que revoga a Diretiva 95/46/CE.
A presente política de privacidade tem como função demonstrar que, na sua missão de providenciar uma educação de qualidade, o Agrupamento de Escolas João de Deus, efetua, de forma lícita, leal e transparente, o tratamento de dados pessoais relativos a alunos, pais, encarregados de educação, docentes, não docentes e outras pessoas singulares que com este se relacionem.
Os problemas de saúde mental interferem no bem-estar dos jovens e, muitos deles, têm receio de pedir ajuda. Também os pais e professores têm dificuldade em distinguir os seus sinais e a melhor forma de atuação. Deste forma, consideramos da maior importância a implementação deste projeto na promoção da informação, na dotação de competências e na deteção dos sinais entre crianças e adolescentes em contexto escolar já que pode produzir benefícios no desenvolvimento emocional, pessoal, social e, consequentemente, no desempenho escolar.
O Projeto Educativo é o primeiro grande instrumento de planeamento da ação educativa da escola, devendo por isso, servir permanentemente de ponto de referência e orientação na atuação de todos os elementos da Comunidade Educativa em que a escola se insere, em prol da formação de pessoas e cidadãos cada vez mais cultos, autónomos, responsáveis, solidários e democraticamente comprometidos na construção de um destino comum e de uma sociedade melhor.
Com o presente projeto, pretendemos fazer um diagnóstico dos constrangimentos e potencialidades da nossa escola e definir estratégias para colmatar e desenvolver o pretendido, as quais traçam as nossas linhas de atuação e servem de referência e garantia da coerência e eficiência do nosso plano de ação
O regulamento interno é o documento que define o regime de funcionamento do Agrupamento de Escolas João de Deus, de cada um dos seus órgãos de administração e gestão, das estruturas de orientação e dos serviços administrativos, técnicos e técnico-pedagógicos, bem como os direitos e os deveres dos membros da comunidade escolar.
DRIVE
Consulte a Documentação na Drive do Agrupamento
Estatuto do Aluno
Lei n.º 51/2012 de 5 de setembro
ECD
Decreto-Lei nº 41/2012, de 21 de Fevereiro
Mais Legislação
E regulamentação da educação