Vai acontecer no Agrupamento- janeiro
19 Janeiro, 2018
Dr. Carlos Martins da Universidade do Porto apresentou “A Física da Gravidade e dos Satélites”. Uma palestra dinamizada pela Biblioteca da ESJD
24 Janeiro, 2018

“Ecólogos marinhos” por um dia no âmbito do projeto REASE.

Alunos da Escola Secundária João de Deus foram “ecólogos marinhos” por um dia no âmbito do projeto REASE.

O Bernardo Coelho e o Manuel Silva são dois empenhados estudantes da Escola Secundária João de Deus, frequentando o 10º ano do curso de Ciências e Tecnologias na turma G. No âmbito da disciplina de Biologia e Geologia e projeto REASE no qual participa o nosso agrupamento, foram selecionados para participarem numa saída de campo com investigadores do grupo ALGAE do CCMar da Universidade do Algarve. A equipa de investigadores e os nossos alunos fizeram colheitas na zona da Culatra para avaliar o papel das ervas marinhas e bancos de sedimento no recrutamento de bivalves com interesse comercial. Posteriormente participaram na análise laboratorial das amostras recolhidas em conjunto com os investigadores.

Este estudo científico, decorre igualmente do projeto Riavalue, coordenado pelo Professor Rui Santos (CCMAR) e que conta com a participação da Fundação Calouste Gulbenkian.

 

Além da sua participação no estudo dos bivalves, os estudantes participaram na atividade do projeto REASE denominada “Carbono Azul do Algarve”. Com esta atividade pretende-se recolher informação acerca das quantidades de carbono armazenadas nos sapais e ervas marinhas do Algarve, envolvendo professores e alunos das escolas da região, na recolha de amostras no campo e no seu processamento. Estes dados são armazenados nesta plataforma informática, ficando disponíveis para consulta para o público em geral em https://rease.ccmar.ualg.pt/#map.

 

Crédito fotografias: Cátia Freitas (CCMAR/UALG)