Nem sempre as pessoas dizem aquilo que está mal. Por vezes, também têm coragem de dizer o que está bem:
«Exma. Senhora
Professora Iola Mara Ribeiro,
Coordenadora de Estabelecimento da E.B. 2,3 de Santo António
Na qualidade de pais de dois educandos que estudam na E.B. Santo António, gostaríamos, à semelhança do que temos por hábito, partilhar com a Direção algumas considerações sobre o ano letivo que terminou, uma vez que entendemos ser pertinente haver informação de retorno das famílias para a Escola.
Em primeiro lugar, deixar a nota de que os nossos educandos nos manifestam gosto e apreço pelo meio escolar em geral, o que é mais relevante por a mais nova ter iniciado o seu quinto ano com uma adaptação e integração bastante fáceis.
Uma palavra de reforço para a equipa dos Assistentes Operacionais, que manifestam posturas positivas na interação com os pais, permitindo resolver pequenas questões do quotidiano de forma célere. Destacamos os vigilantes/porteiras, D. Teresa, D. Manuela e os telefonistas.
No que concerne à equipa docente da turma 5ºA, os Professores Paulo Cunha, Sílvia Queimado e Lina Pereira são merecedores de uma referência muito positiva em termos técnico-científicos e pedagógicos.
Sobre a equipa docente da turma 8ºC, é importante destacar os Professores Isabel Campos, Nélia Santos e Dolique Damas, como exemplos bastante positivos de competência profissional e dedicação aos alunos e à vida escolar. A Professora Manuela Vilhena demonstrou uma evolução positiva em relação ao ano anterior, o que nos merece registo.
Vimos com satisfação que o nosso educando pela primeira vez logrou melhorar o seu desempenho na disciplina de Educação Física, o que certamente será resultado do bom trabalho do Professor Hugo, que compreende que esta disciplina é bastante mais do que apenas “jogar futebol”, levando em consideração a evolução e o esforço individuais do aluno.
É importante deixar de igual modo expresso o nosso grande desapontamento pela forma como, em ambas as turmas, a disciplina de inglês correu ao longo do ano. Houve instabilidade nos docentes afetos e em ambos os casos os programas tiveram taxas de conclusão inaceitáveis.
Agradecemos à equipa diretiva do Agrupamento pela sua disponibilidade sempre demonstrada e, sobretudo, pelo esforço e empenho com que abraçam a missão de cuidar da nossa Escola. A Professora Iola é merecedora da nossa admiração pela postura de permanente acompanhamento de tudo o que importa à comunidade escolar.
Fazemos votos que o próximo ano letivo decorra da melhor forma possível e deixamos a nossa disponibilidade para colaborar com a Escola em tudo o que for entendido necessário.
Muito obrigado.
Com os melhores cumprimentos,
Elsa Silva
Tiago Botelho
(Pais da Constança Botelho – 5ºA e do Tiago Botelho – 8º C)»