Agrupamento de Escolas João de Deus participa em Intercâmbio Internacional de estudantes em Milão
Entre 7 e 13 de março de 2022, os alunos do 11º ano de Ciência e Tecnologias, Alexandre Oliveira e Diana Miguel, acompanhados das docentes Cláudia Cardoso e Maria João Oliveira, da Escola Secundária João de Deus participaram, em representação de Portugal, num intercâmbio que se realizou em Milão, no âmbito do projeto Erasmus+ “Equal Place in STEM Career and Digital World”.
Este intercâmbio, que envolve alunos de escolas de 5 países diferentes da Europa (França, Turquia, Roménia, Itália e Portugal), tem como propósito de trocar boas práticas no desenvolvimento do currículo de formação, partilhando exemplos de práticas bem sucedidas, modelos e estratégias, visando ultrapassar estereótipos geralmente estabelecidos para meninas e mulheres jovens, para que elas se sintam motivadas para se envolverem numa carreira gratificante e de sucesso nas áreas das TIC e/ou STEM. Durante o intercâmbio, foram implementadas atividades do projeto STEM e algumas atividades de consciencialização para a realidade do mundo contemporâneo sobre as questões/oportunidades STEM, em especial na área das alterações climáticas, e debatidas questões de igualdade de género.
Os alunos tiveram oportunidade de partilhar experiências e desenvolver trabalhos na área da robótica, com os seus parceiros europeus, para além de aprenderem sobre a cultura italiana, em especial da região da Lombardia onde se situa Milão, cidade sede da escola anfitriã.
Nessas atividades culturais foi possível aos estudantes conhecer a emblemática Catedral de Milão, as Gallerias Vittorio Emanuele II, a Opera La Scala, o Castelo Sforza, o Navigli (bairro dos canais de Milão), e visitar o Museu Da Vinci de Ciência e Tecnologia, a Basílica de Sant’Ambrogio e a Universidade Católica del Sacro Cuore, para além de saídas a Pavia e ao Lago Como.
O encontro, para além dos objetivos específicos definidos no projeto, permitiu fortalecer a dimensão europeia entre alunos e professores.
Nota: O apoio da Comissão Europeia à produção desta publicação não constitui um aval do seu conteúdo, que reflete unicamente o ponto de vista dos autores, e a Comissão não pode ser considerada responsável por eventuais utilizações que possam ser feitas com as informações nela contidas.