No passado dia 18 de março, recebemos no auditório da Escola Secundária João de Deus, um convidado especial, Francisco Cantanhede. Professor de História durante mais de 25 anos, agora aposentado, autor de manuais, formador de professores na área da didática da História, corre o país de lés-a-lés, continuando a viver a sua paixão. É um amante da História e através dela desbrava caminhos, transmitindo os valores da liberdade, da igualdade, do pensamento crítico, da democracia. E foi a partir das suas vivências, enquanto criança e jovem no período do Estado Novo, que o autor do livro O CAVADOR QUE LIA LIVROS NO TEMPO DE SALAZAR, criou quadros vivos que levaram os alunos do 9.º ano a “imaginar com uma imagem clara como era viver nessa época”. “A maneira como explicou a sua história fez-me sentir como se fizesse parte dela”. “Aprendi muita coisa e depois fiquei com vontade de aprender mais”.
Os quadros vivos sobre as suas vivências no 25 de Abril, em Lisboa, e na primeira grande manifestação do 1.º de Maio, constituíram um momento de emoção profunda, partilhada pelos alunos. “O 25 de Abril de 1974 descrito pelo professor transmitiu-me todos os sentimentos de esperança e liberdade que se passaram nesse dia incrível da história portuguesa”. “Também gostei muito da parte em que o senhor Professor se emocionou e assim reparei qual a diferença que fez o 25 de Abril”. “Sentia-se muita verdade…”
Aqui fica o nosso profundo reconhecimento através das palavras de alguns alunos:
“O professor Francisco Cantanhede na hora em que esteve connosco conseguiu cativar um auditório cheio de alunos. O professor é um grande comunicador e está de parabéns. Esta foi a melhor palestra a que já assisti.”
“Para mim foi uma das melhores palestras até hoje porque nos deixa a pensar.”
“Gostei muito da apresentação do professor Francisco Cantanhede. Achei muito explicativo e engraçado e agradeço a vontade de vir à escola, mesmo reformado. Comecei a conhecer melhor o 25 de Abril e espero que venha mais vezes à nossa escola.”
Isabel Ataíde, Professora de História