A ilustração científica, as técnicas de pontilhismo, grafite e lápis de cor foram os temas da palestra online com que se encerrou o projeto interdisciplinar “Bichinhos do jardim”. Os alunos do 8º B e 8º C tiveram a oportunidade de observar a demonstração destas técnicas realizada pela ilustradora científica Ana Rita Afonso e de conversar sobre o desenvolvimento da sua atividade. A ilustradora apresentou alguns dos seus trabalhos  que encantaram os alunos e que podemos observar e  desfrutar no Facebook e no Instagram da autora.

Esta iniciativa foi realizada em parceria com o Clube Ciência Viva na Escola (CCVnE) e cofinanciada pelo programa operacional regional CRESC ALGARVE 2020.

O projeto de ecologia urbana  “Bichinhos do jardim” foi proposto pelo CCVnE em parceria com a Biblioteca Escolar da EB 2,3 de Santos António (BESA) e desenvolvido pela docente de Educação Visual Cátia Guerreiro e pelos docentes de Ciências Naturais, Sofia Rodrigues e Paulo Data. Os excelentes trabalhos de ilustração científica realizados pelos alunos das turmas 8ºB, 8ºC, 8ºA e PIEF foram expostos na BESA nas últimas semanas do ano letivo 2020/2021.

ilustração científica escola

As ilustrações foram efetuadas nas aulas de Educação Visual utilizando a técnica de pontilhismo e de lápis de cor e as fichas de identificação da espécie, realizadas nas aulas de Ciências Naturais, incluem o nome científico e comum, hábitos alimentares e características anatómicas dos insectos.

ilustração científica escola santo antónio

Os alunos do PIEF participaram neste projeto, colorindo e elaborando fichas de identificação de alguns insetos. 

Também os alunos das turmas 6º A e 6º B, sob a orientação da docente de Educação Visual, Guiomar Figueiredo, apresentaram trabalhos de ilustração neste âmbito. O docente de Português, José Palma, explorou o poema «Leilão de Jardim», de Cecília Meireles, que nos apresenta vários bichinhos de jardim,  na turma 6ºA e os alunos apresentaram o poema musicado em Língua Gestual Portuguesa.

Ao longo do ano letivo 2020/2021 esteve patente na BESA uma exposição, organizada pela coordenadora do CCVnE, sobre os insetos em Portugal e a história e características da ilustração científica, incluindo uma excelente reportagem com o ilustrador Pedro Salgado, “O Grande Livro dos Insetos” de Yuval Zommer e imagens para colorir disponibilizadas pela Biodiversity Heritage Library. Agradecemos ao Parque Biológico de Gaia a oferta do livro «Pirilampos de Portugal» e exemplares da excelente revista “Parques e Vida Selvagem” que foram incluídos nesta exposição.

Com este projeto interdisciplinar os alunos ficaram a reconhecer a importância dos insetos na ecologia urbana e desenvolveram as suas capacidades de observação e de desenho.

Scroll to Top