Música simples, mas eficaz
Artigo de Opinião pelo Professor Paulo Cunha, publicado na Revistas Aspectus a 03-01-2022
No período que antecedeu este Natal, vi postado em vários comentários nas redes sociais que uma determinada música que acompanhava um anúncio a uma marca de hipermercados “não saía da cabeça”. Ora é esse o propósito de um jingle musical!
Jingle é um termo inglês, cujo significado refere-se à música composta para promover uma marca ou um produto na rádio, televisão ou plataformas digitais. O jingle publicitário é criado para cativar o público. Habitualmente tem letras e melodias simples para que sejam facilmente memorizadas e inconscientemente recordadas por quem as ouve. Os jingles são geralmente curtos, quando muito chegam a um minuto de duração.
Jingle é também o ato de fazer algo tilintar ou soar. Por exemplo, o tilintar das chaves seria dito em inglês jingle of keys. Esse tilintar muitas vezes é o som que resulta do choque entre dois metais. O jingle é frequentemente descrito como o som de sinos, como está descrito na famosa música Jingle Bells.
Seguindo o exemplo deste tipo de composição comercial, para tornar uma música “orelhuda”, muitos seguem a premissa de aprender e/ou copiar o que, com êxito, já foi feito. O primeiro passo é conhecer bem o público a quem a composição se destina, definindo assim a mensagem que se deseja veicular. De seguida, pesquisar boas referências musicais (progressões harmónicas já testadas, timbres instrumentais em voga e ritmos apropriados para o efeito desejado) para assim servirem de apoio instrumental à voz escolhida para cantar o tema.
A música publicitária deve ser repetitiva, contagiante e ter letras fáceis de serem memorizadas. Publicidade à parte, agora que o Natal já passou, ainda se lembra do seguinte jingle publicitário: “E a tradição quem trouxe? Quem trouxe? Foi o Pingo Doce. E o sabor quem trouxe? Quem trouxe? Foi o Pingo Doce”? Se sim, eis um bom exemplo daquilo que escrevi. Assim sendo, espero ter-vos trazido também um pouco de luz sobre algumas arte(e)manhas musicais.