Ana Lúcia Correia – coordenadora do projeto “Ser participativo”
A sessão distrital do Parlamento dos Jovens – secundário, realizada no dia 19 de março no auditório do IPDJ – Faro, constituiu, não só, mais um momento de apresentação de propostas para uma escola mais plural e participativa, mas também uma oportunidade para se refletir sobre um tema que a todos preocupa, a Paz. Neste contexto, os deputados escolares Marcelo Belo e Maria do Carmo Aires representaram a ES João de Deus, defendendo as 3 medidas aprovadas e integrando os grupos de trabalho que realizaram o processo de análise e aprovação das 5 medidas do distrito de Faro. No mesmo dia, na sessão do concurso Euroscola, os alunos Diogo Pato Pereira e Francisco Cardeira apresentaram um trabalho realizado em colaboração com a aluna Jacinta Cordeiro e toda a turma, 11ºI. Do texto produzido, para suporte ao trabalho performativo e videográfico, destaca-se o seguinte excerto:
“ (…) Numa sociedade como a nossa, em que a entreajuda, a solidariedade e a generosidade são valores incutidos nos indivíduos que a constituem, a União Europeia não pode ser uma instituição indiferente à guerra e à injustiça que os jovens estão a viver dentro e fora do espaço europeu. Pelo contrário, deve ser uma voz política capaz de lutar pela Paz.”
Depois da longa jornada de trabalho, que se iniciou às 9:30 e terminou às 18:00, na componente de educação para a cidadania, ficou a promessa de continuarmos a apostar numa sociedade mais fraterna e inclusiva, fazendo da escola um espaço de aprendizagens diversificadas e de valores humanistas. Neste caso, as turmas 11ºE e 11ºI merecem um grande aplauso, pela presença, pelo empenho, pela capacidade de realização. E a todos os alunos e professores envolvidos no programa “Parlamento dos Jovens” e no concurso “Euroscola”, um enorme Obrigada!