Oficina de Micro Contos
2 November, 2015
AEJD Vence Grande Prémio do Júri Cineastas Digitais
6 November, 2015

O AEJD com 2 salas de ensino pré-escolar

O ensino pré-escolar no Agrupamento de Escolas João de Deus iniciou oficialmente as suas atividades, no passado dia 2 de novembro, com a abertura de duas salas para os mais pequenitos.
O AEJD envolve 2 estabelecimentos de ensino com educação pré-escolar: a Escola EB1/JI nº4 de Faro e a EB1/JI do Areal Gordo.
A abertura destas duas salas reflete a concretização dos objetivos previstos no Plano Educativo do Agrupamento e vai ao encontro das metas estabelecidas pela União Europeia no âmbito do Quadro Estratégico para Cooperação Europeia no Domínio da Educação e Formação, que definem que pelo menos 95% das crianças com idades entre os 4 anos de idade e o início da escolaridade obrigatória devem frequentar a Educação Pré-Escolar.

De acordo com as orientações do Ministério da Educação, o Jardim de Infância tem como objetivos:
•Promover o desenvolvimento pessoal e social da criança com base em experiências de vida democrática numa perspetiva de educação para a cidadania.
•Fomentar a inserção da criança em grupos sociais diversos, no respeito pela pluralidade das culturas favorecendo uma progressiva consciência como membro da sociedade.
•Contribuir para a igualdade de oportunidades no acesso à escola e para o sucesso da aprendizagem.
•Estimular o desenvolvimento global da criança no respeito pelas suas características individuais, incutindo comportamentos que favoreçam aprendizagens significativas e diferenciadas.
•Desenvolver a expressão e a comunicação através de linguagens múltiplas como meios de relação de informação de sensibilização estética e de compreensão do mundo.
•Despertar a curiosidade e o pensamento crítico.