Para encerrar o ciclo expositivo de 2022-23, a galeria de arte da escola secundária João de Deus OCUPAS CIDADANIA acolhe desde o dia 5 junho, uma coleção de trabalhos de colagem e pintura da autoria dos alunos do curso profissional de Comunicação, Relações Públicas, Marketing e Publicidade, 11ºL,  realizados  no âmbito da disciplina de Comunicação Gráfica, intitulada “Olhares diferentes”.

A inauguração, inserida na MOSTRA CIDADANIA! contou com a presença de um convidado especial, o artista Tó Quintas, antigo aluno do “liceu” que não só nos ajudou a cortar a fita como partilhou connosco a sua memória do espaço da atual galeria, o papel da criatividade na resolução de problemas e a sua experiência enquanto profissional do mundo da arte.

Neste momento de partilha foi realizado um pequeno balanço das atividades realizadas ao longo do ano letivo, realçando-se que a “Ocupas Cidadania – uma galeria de arte em construção”, é um projeto gerido em parceria pela equipa de Cidadania e Desenvolvimento e pela turma do curso de Ciências Socioeconómicas, 11ºB, no âmbito da disciplina de Filosofia, apoiado pelo projeto EDxperimentar, através da educadora dos direitos humanos, Laure de Witte, e pela Direção Regional da Cultura.

Das cinco exposições já realizadas, destaca-se a diversidade das áreas criativas, desde a fotografia até à escultura, passando pela literatura e pelo desenho e o facto de os  artistas serem maioritariamente alunos do agrupamento, do 1º ciclo  e do ensino secundário. No próximo ano, espera-se receber ainda mais propostas de exposição e, em conjunto com os artistas, planear e partilhar os seus projetos com toda a escola.

O plano de ação “transformARTE” parece cumprir aqui, neste espaço de passagem (vão de escada do lado nascente do edifício da Escola Secundária João de Deus), o seu maior propósito: educar pela cidadania através da arte, cruzando domínios de educação para a cidadania, currículos, competências, e, acima de tudo estreitando laços entre alunos, professores, funcionários.

Scroll to Top