Ensino Geral
2º Ciclo
Aprender é uma viagem… No segundo ciclo essa viagem é pensada
Todos os nossos jovens têm ao seu dispor uma grande diversidade de apoios ao estudo, clubes temáticos e atividades extracurriculares. Como princípio geral acreditamos nas Novas Pedagogias Ativas – centradas no desenvolvimento de projetos cuja base assenta na teoria da auto-organização e do “Project Based Learning” (P.B.L.) ao nível da educação.
As pedagogias diferenciadas incluem-se nos objetivos curriculares do Agrupamento, que continuam a oferecer a todos os alunos uma cultura básica comum. Sem renunciar à diversificação, estes projetos proporcionarão aos alunos o acesso a essa cultura e consequente apropriação dos seus pressupostos.
A visão do Agrupamento de Escolas João de Deus está ancorada na educação e valorização integral do ser humano, pois acreditamos, como sublinhou Roberto Carneiro, que “a reconstrução de uma cidadania forte passa necessariamente pela reabilitação daqueles estaleiros primários de socialização e por uma estratégia educativa concertada que coloque os valores da convivência acima de valores fugazes do sucesso económico” (Carneiro, 2000).
Assim, na transição para o segundo ciclo do ensino básico, conscientes que, para além, das profundas mudanças exteriores, que as crianças têm de enfrentar como, por exemplo, nas regras de funcionamento, nas relações com os professores e no grupo de pares, os jovens alunos estão a iniciar um profundo processo de mudanças internas e pessoais que, alteram em muito a sua forma de pensar e agir, o Agrupamento de Escolas João de Deus tenta criar as condições ideais para que essas mudanças sejam devidamente integradas e aproveitadas.
Consulte a Matriz curricular abaixo.
Matriz Curricular
A componente de formação Tecnológica inclui obrigatoriamente uma formação em contexto de trabalho. Consulte aqui a matriz.
5º ANO | 6º ANO | |
---|---|---|
Línguas e Estudos Sociais | ||
Português | 4x50min (200min) | 4x50min (200min) |
Inglês + Speaking and Listening | 3x50min (150min) | 3x50min (150min) |
História e Geografia | 3x50min (150min) | 3x50min (150min) |
Matemática e Ciências | ||
Matemática | 4x50min (200min) | 4x50min (200min) |
Ciências | 3x50min (150min) | 3x50min (150min) |
Educação Artística e Tecnológica | ||
Educação Visual | 2x50min (100min) | 2x50min (100min) |
Educação Tecnológica | 2x50min (100min) | 2x50min (100min) |
Educação Musical | 2x50min (100min) | 2x50min (100min) |
Outras Unidades Curriculares | ||
Educação Física | 3x50min (150min) | 3x50min (150min) |
Oficina de Leitura | 1x50min (50min) | 1x50min (50min) |
Cidadania e Desenvolvimento (semestral com TIC) | 1x50min (50min) | 1x50min (50min) |
Tecnologias da Informação e Comunicação (semestral com CD) | 1x50min (50min) | 1x50min (50min) |
Dança / Teatro / Artes | 2x50min (100min) | 2x50min (100min) |
Apoio ao Estudo | 2x50min (100min) | 2x50min (100min) |
Escolas
0
Turmas
0
+
Alunos
0
+
Taxa de Sucesso
0
%