EREB

Escola de Referência para a

Educação Bilingue

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O Agrupamento João de Deus é reconhecido como agrupamento de referência de educação bilingue.

A Escola E.B/J.I. Nº 4 recebe alunos surdos desde 1974 (ver breve referência histórica).

Fazem parte do sucesso deste Departamento 14 docentes de Educação Especial, 8 Intérpretes, 6 docentes de Língua Gestual Portuguesa e 2 terapeutas da fala que, diariamente, apoiam 145 alunos que usufruem de Medidas de Suporte à Aprendizagem e à Inclusão, sendo que, 101 deles, são discentes ouvintes e, 44, são surdos

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Do Pré-Escolar ao Ensino Secundário

O Departamento de Educação Inclusiva assume, enquanto processo, no cumprimento dos pressupostos filosóficos e humanistas da Educação Inclusiva e do emanado no Decreto-Lei 54/20018 de 6 de julho, responder à diversidade dos alunos, através do aumento da participação de todos na aprendizagem e na vida da comunidade escolar, proporcionando, deste modo, respostas céleres, diversificadas, diferenciadas e eficazes às reais necessidades de todos os que atendem a Escolaridade Obrigatória, desde o Ensino Pré-Escolar, até ao Ensino Secundário.

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Opções Metodológicas

As opções metodológicas utilizadas, subjacentes ao ensino e à pedagogia diferenciada com que se atende os discentes, assentam no Desenho Universal para a Aprendizagem e na Abordagem Multinível no acesso ao Currículo. Esta abordagem baseia-se em modelos curriculares flexíveis, no acompanhamento e monitorização sistemáticas da eficácia do contínuo das intervenções implementadas, no diálogo dos docentes com os pais ou encarregados de educação e na opção por medidas de apoio à aprendizagem, organizadas em diferentes níveis de intervenção, de acordo com as respostas educativas necessárias para cada aluno adquirir uma base comum de competências, valorizando as suas potencialidades e interesses.

ensino alunos surdos

Local de Intervenção

Como local de intervenção, por excelência, temos o Centro de Apoio à Aprendizagem, um espaço dinâmico, plural e agregador dos recursos humanos e materiais, mobilizando para o contexto inclusivo os saberes e competências existentes na escola, valorizando, assim, os saberes e as experiências de todos. Neste contexto, reforça-se o papel dos pais ou encarregados de educação, conferindo-lhes um conjunto de direitos e deveres conducentes ao seu envolvimento em todo o processo educativo dos seus educandos, numa constante díade socioeducativa e interacional.

Escolas
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Docentes
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Alunos
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Sucesso
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