AVISO DE ABERTURA DE PROCEDIMENTO CONCURSAL – Atividades de Enriquecimento Curricular – 2015-2016 – Ensino de Inglês
11 Novembro, 2015
Programa Inspiring Future
11 Novembro, 2015

Os caminhos do Azul na Europa

O Agrupamento de Escolas João de Deus é uma entidade parceira do projeto europeu “Os Caminhos do Azul na Europa”, no âmbito do programa Erasmus+ KA2/ Parcerias Estratégicas.
A ação KA2 é um programa de cooperação para a Inovação e Boas Práticas.
A Associação Paysage et Patrimoine Sans Frontière é a entidade coordenadora deste projeto que envolve três associações italianas, uma escola espanhola de Granada e duas associações de Bacau, Roménia.
As professoras Paula Pereira e Rosária Irene deslocaram-se a Granada, no passado dia 26 de outubro, para participarem na reunião de planificação do projeto. Durante a reunião estabeleceram-se as metodologias de trabalho e a abordagem criativa do projeto; realizaram-se instrumentos pedagógicos e estratégias de divulgação e disseminação do mesmo.
“Les chemins du bleu” em Faro pretende ser uma experiência artística, sensorial, científica e linguística para os intervenientes do projeto. Pretendemos envolver um público-alvo muito vasto e heterogéneo, dos 4 aos 90 anos, alunos do pré-escolar ao secundário, professores de diferentes áreas científicas, artesãos locais e comunidade local.
O fio condutor é o azul: as simbologias da cor azul, o azul na literatura, o azulejo, as platibandas, a ilustração científica, a fotografia.
O azul é um pretexto, uma motivação para o desenvolvimento de conhecimentos e competências chave, de competências profissionais e pessoais com base na criatividade e na expressão artística e também uma estratégia de partilha de saberes e de cooperação intercultural.
As Parcerias Estratégicas visam projetos de colaboração que permitirão às organizações melhorar a sua oferta educativa/formativa, refletir sobre questões comuns e partilhar práticas inovadoras.

Projeto : 2015-1-FR01-KA204-01526 « Les chemins du Bleu en Europe : transversalité des apprendissages et transculturalité des langages.