O Mês Europeu da Cibersegurança (European Cyber Security Month – ECSM) é comemorado durante o mês de outubro, pelo sexto ano consecutivo, com centenas de eventos e atividades distribuídas em 28 países europeus.
“Cibersecurity is a shared responsability” é o mote para a iniciativa deste ano, que visa implementar as boas práticas para a utilização do ciberespaço. Neste sentido, esta ação tem como objetivo sensibilizar não só os cidadãos, mas também as empresas para os comportamentos que devem ter no que respeita à segurança online, de forma a prevenir eventuais ameaças no ciberespaço.
Esta iniciativa é organizada em parceria com a Agência Europeia para a Segurança das Redes e Informação (ENISA) e a Comissão Europeia e conta com a participação de mais de parceiros, tais como, autoridades locais, governos, universidades, ONG, associações profissionais, entre outras, por toda a Europa.
Fonte: www.sgeconomia.gov.pt
Proteja-se
- E-mails com ofertas fantásticas chegam, geralmente, camufladas com malwares.
- Instale um bom anti-vírus.
- Mantenha o seu sistema operativo atualizados (versões antigas são vulneráveis).
- Ative uma firewall.
- Use senhas fortes.
- Faça backup regular e correto dos seus ficheiros.
- Uma conexão VPN é imprescindível para equipas em home office por acesso remoto.
- Bloquei sites e aplicações fora do contexto de trabalho.
- Faça um teste de vulnerabilidade da sua rede de internet.
- Tenha soluções e ferramentas para o setor de TI sempre atualizadas e legais – Não descarregue software “pirata” pois irá correr o sério risco de vir infetado.
É fundamental investir em medidas preventivas que envolvam funcionários, tecnologias e a correta organização de procedimentos para que se crie uma cultura de segurança da informação e se evite ataques informáticos.