O programa, de iniciativa da Assembleia da República, todos os anos, propõe a reflexão sobre um tema de pertinência atual e reúne medidas de recomendação elaboradas pelos alunos, cujas melhores podem ser defendidas pelos próprios na casa da democracia: na Assembleia da República.

O tema deste ano é o seguinte: Fake News – Que estratégias para combater a desinformação?

Os alunos, para participar, devem elaborar uma lista candidata (com dez nomes e propor 1 a 3 medidas de recomendação/propostas de combate à desinformação (estas atividades devem ser realizadas até ao dia 9 de dezembro – data prevista para a entrega das listas e propostas à professora Carla Gago – carla.gago@eajdfaro.pt ). Numa fase posterior, as listas serão publicadas e dar-se-á lugar a uma campanha eleitoral que terminará com as eleições dos melhores representantes da escola (deputados) que depois irão selecionar as melhores medidas propostas pela escola – Fase Escolar.

Seguem-se mais duas fases: a Distrital e a Nacional, em que o objetivo será sempre a elaboração do melhor projeto de recomendação à Assembleia da República (saliente-se que esta fase realiza-se na Assembleia, em Lisboa, por dois dias).

O programa permite, assim, o conhecimento prático, por parte dos alunos, do funcionamento da democracia representativa que vivemos no nosso país e a valorização política das ideias dos jovens adolescentes.

Para mais esclarecimentos consultar o programa em: https://jovens.parlamento.pt

Destaca-se a atenção para o separador que apresenta Dicas para exploração do tema.

NOTAS:

Consulta o calendário das atividades.

Pré-visualizar num novo separador

Para mais informações contacta o diretor de turma ou a professora Carla Gago (carla.gago@aejdfaro.pt) – coordenadora do programa “Parlamento dos Jovens” – ensino Básico, na nossa escola!

Scroll to Top