Este ano o Parlamento dos Jovens da escola secundária João de Deus contou com 4 listas que analisaram e debateram, em campanha e em debate, a importância que o 25 de abril tem na educação, ou seja, o que representa a liberdade conquistada quando pensamos em participação dos alunos nas decisões da escola.

Este programa, Parlamento dos Jovens, é organizado pela Assembleia da República, em colaboração com outras entidades,  tem como objetivo promover a educação para a cidadania e o interesse dos jovens pelo debate de temas de atualidade. Esta iniciativa de âmbito nacional culmina com a realização de uma Sessão Nacional na AR, a 27 e 28 de maio.

A Escola Secundária João de Deus, por diversas vezes eleita para representar a região a nível nacional, continua a realizar o seu trabalho na concretização deste projeto, tendo sido realizado no passado dia 25 de janeiro o ato eleitoral, cujos resultados se traduziram em mandatos para as 4 listas. Assim, a lista A elegeu 8 deputados, a B elegeu 10, a C elegeu 7 e a D elegeu 6. Estes alunos-deputados reuniram em sessão escolar no dia 26 e aprovaram o seguinte projeto de recomendação:

1 – Alteração da composição do Conselho Nacional de Educação visando uma maior representatividade dos estudantes dos ensinos secundário e superior, através do aumento do número de membros jovens, devendo estes ser cooptados em iniciativas como o Parlamento dos Jovens, Nós Propomos, Cimeira das Democracias, Parlamento Europeu dos Jovens, etc.

2 – Criação de um mecanismo online e/ou presencial, em cada escola secundária, visando a participação dos/as alunos/as na escolha dos temas abordados nos projetos a desenvolver pelas turmas, assim como nos assuntos a abordar em palestras, workshops, ciclos de cinema, debates, exposições, visitas de estudo, etc.

3 – Implementação de um serviço de informação e aconselhamento destinado a intercâmbios e a voluntariado.

A defesa destas medidas caberá aos alunos eleitos deputados distritais, Marcelo Belo, Maria do Carmo Aires, Inês Góis e Sofia Correia, estando a Sessão distrital agendada para o próximo dia 19 de março no auditório do IPDJ.

Parabéns a todos os participantes! 

Votos de uma grande vitória, deputados da JD!

Viva a democracia!

Scroll to Top