Somos um grupo de alunos e professores da Escola Secundária João Deus dos cursos de ciências e tecnologias (11º) e o curso profissional de multimédia (10º e 12º). Ao longo dos últimos meses temos vindo a desenvolver um projeto inovador, quanto à segurança alimentar relacionada com o consumo de bivalves e biotoxinas associadas: o projeto BiSafe. Este projeto foi selecionado no concurso de ideias da 13ª edição do prémio Ciência na Escola da Fundação Ilídio Pinho que conta com o apoio do Ministério da Educação e Ciência e do Ministério da Economia.
O tema central relaciona-se com a ocorrência de blooms sazonais de microalgas produtoras biotoxinas e as consequências graves da ingestão de bivalves contaminados o que leva a que se desencadeiem ações de interdição de apanha e comercialização na Ria Formosa. Contudo, e esta foi uma das conclusões do projeto-piloto já desenvolvido, continuam a ser comercializadas e consumidas grandes quantidades de bivalves em épocas interditas. O projeto BiSafe pretende dar resposta a este problema tendo como produto principal a criação de uma aplicação para telemóveis que permitirá ao consumidor/mariscador/comerciante decidir se é seguro consumir/apanhar/comercializar determinado tipo de bivalves.
Em termos de divulgação o projeto tem um site oficial e uma página no facebook. Com o objetivo de averiguar o grau de conhecimento da população acerca das biotoxinas o projeto tem ainda um inquérito online. Em conclusão o projeto Bisafe é um projeto no qual estamos muito empenhados e que julgamos poder ser um contributo da ciência e da tecnologia para a segurança alimentar das populações ou seja um mundo melhor.