Agrupamento de Escolas João de Deus participa em Intercâmbio Internacional
de estudantes em Mersin, na Turquia

Entre 4 e 8 de abril de 2022, as alunas Margarida Campos, Marta Coelho e Nicole Muchanga do 11º ano de Ciência e Tecnologias, sob a orientação da docente Maria João Oliveira e com o apoio da tradutora gestual Marta Trindade, da Escola Secundária João de Deus participaram, em representação de Portugal, num intercâmbio que se realizou em Mersin, na Turquia no âmbito do projeto Erasmus+ “Equal Place in STEM Career and Digital World”.
Os alunos tiveram oportunidade de partilhar experiências com os seus colegas europeus e, sobretudo, de se apropriarem da cultura turca, em especial da província de Mersin região sul, onde se localiza a sede da escola anfitriã.
Nas atividades de trabalho específico do projeto, estiveram na ordem do dia, ao longo dos vários dias, a questão das carreiras de arquitetura, num dia, e das carreiras científicas no dia seguinte, estes sob o tema aglutinador da igualdade de género. Para além disso, nos restantes dias foi tratada a questão do aproveitamento solar no que concerne às questões ambientais e das alterações climáticas com uma abordagem STEAM.
Ao nível das atividades culturais foi possível aos estudantes conhecer a cidade velha de Mersin, Tarsus e todo o seu património histórico como entroncamento histórico das várias religiões que tiveram a sua génese na Mesopotâmia e Adana, uma cidade importante na história da Turquia desde a antiguidade até aos tempos mais recentes.
Foi ainda possível visitar Kizkalesi e Narllkuyu, para além de uma viagem até à Capadócia que permitiu apreender os aspetos mais impressionantes de uma região, que, pela sua Geologia, é de grande relevância a nível mundial e permitiu migrações históricas, associadas ao crescimento de aglomerados populacionais subterrâneos que marcaram a história deste país.
O encontro, para além dos objetivos específicos definidos no projeto, permitiu fortalecer a dimensão europeia entre alunos e professores.

Nota: O apoio da Comissão Europeia à produção desta publicação não constitui um aval do seu conteúdo, que reflete unicamente o ponto de vista dos autores, e a Comissão não pode ser considerada responsável por eventuais utilizações que possam ser feitas com as informações nela contidas.

Capadócia
Scroll to Top