Jardim sem fronteiras: uma abordagem da identidade cultural portuguesa e europeia
A equipa de professores e alunos do Agrupamento de Escolas João de Deus pretendem intervir nos espaços verdes da escola secundária, criando um “jardim Mediterrânico”. Os alunos poderão, neste espaço, estudar as espécies botânicas autóctones, esboçar uma planta, construir um herbário, entre outros conteúdos educativos.
A Escola visa estimular nos alunos (desde crianças de tenra idade aos alunos adultos) o prazer da descoberta no conhecimento; os professores ajudam a perceber as disciplinas, os conteúdos programáticos como elementos incontornáveis da cultura humana e apreciar que os temas trabalhados na Escola impregnam uma multiplicidade de aspetos da vida quotidiana. Os espaços de educação não formal, como o jardim ou espaços verdes, propiciam ao aluno o desenvolvimento de atividades interativas, lúdicas e criativas, enriquecedoras e complementares das realizadas em contexto de sala de aula e que concorrem, pela sua natureza, para uma maior empatia e ligação afetiva com as diversas áreas curriculares.
Através dos cinco sentidos – visão, audição, olfato, tato e paladar- captam-se informações e interage-se com o mundo. A partir do jardim, os alunos podem explorar a dieta mediterrânica e apropriar-se da identidade cultural da região onde vivem; abordar na literatura e história, as lendas populares; na arte e matemática, os azulejos; na geometria, a calçada portuguesa; na biologia, a gastronomia.
A cooperação europeia entre professores vai permitir a partilha de práticas pedagógicas e o conhecimento de realidades educativas de outros países europeus, enriquecendo e validando ferramentas pedagógicas a serem aplicadas a diferentes grupos de alunos. Os alunos, por sua vez, beneficiarão com a abertura a um diálogo transcultural, ganhando consciência da riqueza e da diversidade do património cultural europeu.